O que fazer para reativar o CNPJ? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Não é possível reativar um CNPJ que foi baixado. Porém, quando o Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas está inapto, o empreendedor tem a chance de regularizar a situação para que a sua empresa volte a funcionar dentro das normas e legislações.
Como recuperar CNPJ MEI inativo?
Para reativar o MEI é preciso primeiramente pagar todos os boletos DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional) pendentes. Com a dívida quitada, é possível prosseguir com a ativação do CNPJ.
Quando ocorre o cancelamento do MEI?
O cancelamento costuma ser feito entre o dia 1º de julho e 31 de dezembro. Então, o empreendedor que tiver seu CNPJ cancelado também terá a baixa da sua inscrição nas administrações tributárias estadual e municipal. ... Neste sentido, o empreendedor terá que arcar com os débitos que deixou de pagar.
O que é MEI baixado?
Significa que o MEI perderá seu CNPJ e terá que se formalizar novamente, caso queira realizar atividade econômica como Microempreendedor Individual.
O que fazer quando o MEI é baixado?
É possível resolver a pendência pelo site da Receita Federal, por meio do Programa Gerador de DAS do Microempreendedor Individual (PGMEI). Solucionada essa etapa, faça a Declaração Anual do Simples Nacional DASN-SIMEI Situação Especial (extinção).
Como reativar MEI inapto por omissão de declarações?
CNPJ baixado Assim se a empresa tiver sido intimada por edital e não regularizar a situação no prazo de 60 dias, é declarada inapta. Por isso, a mesma deve fazer uma declaração e encaminhar à Receita Federal, solicitando o restabelecimento de sua inscrição que foi baixada.
Como saber se cancelei meu MEI?
Como consultar se o meu MEI está cancelado? Você pode consultar por meio do Portal do empreendedor. Após inserir os dados e os caracteres especiais, basta clicar em Consultar, para saber se o seu MEI foi cancelado ou não.
O que pode cancelar o MEI?
De acordo com Felipe Cruz, articulador da Unidade de Inteligência Estratégica do Sebrae Ceará, a Receita Federal dificilmente desenquadra ou cancela o registro como Microempreendedor Individual (MEI), mas é necessário manter a adimplência para usufruir de benefícios, como o auxílio-doença.
Como consultar dívida de MEI baixado?
Os débitos em cobrança podem ser consultados no PGMEI (versão completa), com certificado digital ou código de acesso, na opção "Consulta Extrato/Pendências > Consulta Pendências no Simei". Esta opção também permite a geração do DAS para pagamento.
Quanto tempo demora para uma empresa ficar inativa?
cinco anos
Quanto tempo uma empresa pode ficar inativa? O dono do negócio, ao realizar a alteração contratual da empresa, informa o tempo que o CNPJ deve ficar inativo. Uma empresa pode ficar inativa por um intervalo máximo de cinco anos antes de ter seu registro cancelado pelo órgão de registro.
O que quer dizer CNPJ inativo?
Já o CNPJ inativo corresponde a uma empresa sem movimentação alguma. A Receita Federal pode classificar um CNPJ dessa forma se dentro do período de 30 dias a empresa não realizar qualquer atividade operacional, não operacional, patrimonial ou financeira – investimentos e aplicações também contam.
Como pagar dívidas do MEI baixado?
No Portal Gov.br/MEI solicite o parcelamento da dívida. Os débitos do MEI vencidos podem ser parcelados em até 60 meses, com parcelas mínimas de R$50,00.
Como resolver omissão de declarações?
Assim se a empresa tiver sido intimada por edital e não regularizar a situação no prazo de 60 dias, é declarada inapta. Por isso, a mesma deve fazer uma declaração e encaminhar à Receita Federal, solicitando o restabelecimento de sua inscrição que foi baixada.
Como fazer para regularizar CNPJ suspenso?
Como reativar CNPJ suspenso e evitar o cancelamento? Para regularizar a situação você deve enviar as Declarações Anuais (DASN) e pagar as contribuições em atraso, que podem ser parceladas em até 60 meses. Lembrando que isso deve ser feito dentro do período de 30 dias.
Quem teve o MEI cancelado pode fazer outro?
Quem tem um MEI cancelado, pode abrir outro? A resposta para essa pergunta é: Sim, você pode abrir um novo MEI. Não existe nenhum impedimento para você voltar a ser MEi, porém, você não terá o mesmo CNPJ.
Como regularizar o MEI cancelado?
Para se regularizar e evitar o cancelamento, o MEI pode solicitar o parcelamento dos seus débitos de DAS ou DASN-SIMEI em até 60 meses, valor mínimo de cada parcela é de R$ 50,00 (cinquenta reais), acessando o site do Portal do Simples Nacional, SIMEI, SERVIÇOS, PARCELAMENTO, MEI até o dia 23/01/2018.
Qual o custo para cancelar o MEI?
Tem que pagar para cancelar o MEI? Se o empreendedor tem débitos em aberto, é preciso regularizar. Lembre-se que o DAS-MEI é referente ao mês anterior de faturamento, logo, se for cancelado em junho, o pagamento é referente a maio, quando a empresa ainda estava ativa.