Pode-se afirmar que a diferença de esportivização para desesportivização está no fato de que a esportivização envolve uma prática desportiva, isto é, que vida o desenvolvimento da prática como esporte, regulamentado e com competições oficiais.
- Elementos da esportivização (por Valdir Barbanti): 1- As regras são padronizadas. II- Cumprimento das regras feitos por entidades oficiais. III- Aspectos técnicos e organizacionais da atividade tornaram-se muito importantes. IV- Aprendizagem das atividades esportivas torna-se mais formalizada.
Utilizo o termo “esportivização” para designar a substancial passagem do esporte, nas aulas de educação física, de conteúdo escolarizado a conteúdo exclusivo, sendo gerador de uma nova forma de organizar o conhecimento, os espaços, tempos e relações sociais dentro e fora da escola.
Não existem graus de esportivização. Existem ciclos de técnicas e graus de dificuldades de cada esporte, praticado conforme o aluno ganha conhecimento de sua tecnica naquele determinado esporte, ganha um grau de tecnica esses graus são comparativos em esportes como lutas….
O mais alto grau de esportivização de um esporte é tornar-se olímpico. ... Para ser considerado olímpico, o esporte deve ser praticado por homens ou mulheres, no mínimo, em 75 países e quatro continentes.
A esportivização trata-se um processo de transformação de práticas corporais em esportes institucionalizados. Abaixo tem-se os elementos do código esportivo que caracterizam a esportivização e determinam o sentido da prática corporal: Rendimento: capacidade de se produzir energia pelos músculos envolvidos na atividade.
Transformação de uma actividade física ou corporal em modalidade desportiva, geralmente com vertente competitiva.
Um corpo consciente melhora o seu condicionamento físico, deixando as articulações lubrificadas, os músculos fortalecidos e, de quebra, uma boa relação com o ambiente. Tudo isso contribui — e como! — para melhorar a disposição e encarar os desafios da rotina corrida com mais tranquilidade.
A prática de exercícios físicos é ótima para a saúde. Inclusive, é uma boa forma de adquirir consciência corporal. O problema é que muitas vezes as pessoas não conhecem o próprio limite e acabam por ultrapassa-lo. É preciso ter atenção a todos os movimentos que realizar durante qualquer atividade.