EQST

O Que Esponja De Vidro?

O que é esponja de vidro?

Hexactinellida (do grego hex, seis + aktis, raio; e do latim -ellus, sufixo diminutivo) é uma classe do filo Porifera (esponjas) caracterizada por possuir um esqueleto de espículas de sílica, e são comumente chamadas de esponjas-de-vidro.

Quais as principais células das esponjas?

A parede do corpo das esponjas apresenta duas camadas de célula separadas pelo chamado mesoílo. A camada celular mais externa é a pinacoderme, formada por células achatadas denominadas de pinacócitos. A camada de célula interna, voltada para a espongiocele, é rica em células flageladas denominadas de coanócitos.

Quais são os tipos de esponjas?

Geralmente as esponjas são divididas em três classes: Calcarea, Demospongiae e Hexactinellida. As esponjas calcárias possuem espículas de carbonato de cálcio que não podem ser diferenciadas em mega e microescleras.

Por que as esponjas de vidro vivem a grandes profundidades?

A enorme acumulação das suas espí- culas nestes fundos geralmente lodosos, proporciona um substrato sólido apropriado para muitas outras espécies de animais bentónicos. Nalgumas regiões, chegam mesmo a formar-se autênti- cos recifes submarinos.

Por que as esponjas são animais?

As esponjas estão entre os animais mais simples, não possuem tecidos verdadeiros pois em sua camada externa e interna as células não apresentam lâmina basal (parazoas), também não apresentam músculos, sistema nervoso, nem órgãos internos.

Quais são os tipos de células existentes nas esponjas?

Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.

Quais são os tipos de células especializadas das esponjas e suas respectivas funções?

As asconoides são revestidas, externamente, por dois tipos de célula: os pinacócitos e os porócitos. Esses possuem poros, sendo responsáveis pela entrada de água diretamente para o interior da esponja; já aqueles, são tipos celulares achatados e bem unidos entre si.

Que relação existe entre as esponjas e a regeneração?

- regeneração: as esponjas são capazes de sofrer regeneração, a partir de fragmentos que se desprendem de seus corpos. Quando uma esponja se desintegra, por ação mecânica ou casual, "brotos", ou massas de amebócitos são capazes de originar uma nova esponja.

Por que as esponjas são aquáticas?

Todas as esponjas são aquáticas pois são do filo Porifera. Não possuem tentáculos, se alimentam de partículas dissolvidas em água que circulam por seu corpo. Possui poros denominados de porócitos por onde entra a água. Os coanócitos são células com flagelos que permitem a circulação da água.

Porque as esponjas são aquáticas?

Verificado por especialistas Letra "A": todas as esponjas são aquáticas, pois vivem no mar ou na água doce. ... Esponjas não possuem tentáculos. A água penetra nas esponjas por meio dos porócitos e saem pelo ósculo; Letra "E": os coanócitos promovem correntes de água que circulam pelo corpo das esponjas.

Que animal come Esponja?

Alguns moluscos e peixes, ouriços, estrelas-do-mar e tartarugas se alimentam de esponjas.

Quais são os tipos celulares de Porífera?

Mesênquima: substância gelatinosa na qual ficam células livres, os chamados amebócitos, e as espículas. Porócitos: células tubulares que possuem um furo no centro, os chamados poros. Miócitos: células alongadas e flexíveis, que formam o esfíncter dos poros. Amebócitos: células livres.

Qual é a função dos tipos celulares de Porífera?

Os poríferos são animais que apresentam o corpo revestido externamente por uma camada de células achatadas – os pinacócitos. O corpo do animal possui uma cavidade – espongiocele – revestida por células flageladas, os coanócitos, responsáveis pela captura de alimentos e pela digestão do material englobado.

Qual é a função dos coanócitos nas esponjas?

Os coanócitos são células dotadas de flagelos que, ao se movimentarem, permitem o deslocamento da água no interior do corpo do animal.