É uma incrustação de um pedaço da unha na pele, pode acontecer nas extremidades e nos cantos das unhas com ou sem inflamações. Tem diversas causas: má formação das unhas, corte inadequado, calçados apertados, bico fino, salto alto ou acidentes.
O cimento pode ser utilizado também para afastar a prega ungueal, pós granuloma para iniciar tratamento de correção da curvatura da lâmina, uma vez que o leito ainda se encontra dolorido.
Tentar levantar o canto da unha que está encravada com uma pinça e colocar um pedacinho de algodão ou gaze entre a unha e a pele para mantê-la elevada, trocando diariamente; Passar alguma solução antisséptica como a iodopovidona, por exemplo, para evitar que a região infeccione.
O médico elevará o canto da unha com uma espátula, afastando-o da pele inflamada com um chumaço de algodão, eliminando a ponta de unha que está causando a inflamação, com uma tesoura esterilizada. Depois, faz a drenagem do inchaço local, quando presente, e aplica um curativo com cremes à base de antibióticos.
Os medicamentos comumente indicados para o tratamento de unha encravada são: