O que diz a teoria da aprendizagem? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As teorias de aprendizagem buscam reconhecer a dinâmica envolvida nos atos de ensinar e aprender, partindo do reconhecimento da evolução cognitiva do homem, e tentam explicar a relação entre o conhecimento pré-existente e o novo conhecimento.
Qual é a concepção de aprendizagem segundo Bruner?
Bruner acredita que a aprendizagem é um processo que ocorre internamente e não como um produto do ambiente, das pessoas ou de fatores externos àquele que aprende. A teoria de Bruner privilegia a curiosidade do aluno e o papel do professor como instigador dessa curiosidade, daí ser chamada de teoria da descoberta.
Qual é a concepção de ensino-aprendizagem para a teoria cognitivista?
Na abordagem cognitivista, a aprendizagem é construída a partir das interações com informações já adquiridas anteriormente, que ao serem representadas em novos estágios e em diferentes níveis de profundidades, se adequam a capacidade de compreensão do indivíduo e vão gradativamente se tornando mais complexas, na medida ...
O que são as teorias educacionais?
A teoria da educação estuda a educação como instrumento de equalização social e superação da marginalidade. Sociedade é concebida como harmoniosa. A mar- ginalidade é um fenômeno acidental que afeta individualmente um número maior ou menor de membros da sociedade.
Quais são as teorias comportamentalistas?
Teóricos | Comportamentalismo O movimento comportamentalista é originário da psicologia, e foi fundado pelo psicólogo John B. Watson, que defendia, entre outras coisas, que o comportamento nada mais é do que a resposta do organismo a um estímulo externo, ou seja, do meio no qual o indivíduo convive.
Qual a importância dos estudos de Jérôme Bruner para o desenvolvimento da criança?
Bruner (1966) aponta que o mais importante no ensino de conceitos básicos é auxiliar a criança a passar progressivamente do pensamento concreto à utilização de modos de pensamento conceitualmente mais adequados.
Quais os tipos de variáveis considerados no estudo da motivação?
No estudo da motivação são consideradas três variáveis: o ambiente, as forças internas do indivíduo (necessidade, vontade, interesse) e o objeto.