EQST

O Que Diz A Lei 8.137 1990?

O que diz a Lei 8.137 1990?

L8137. LEI8.137, DE 27 DE DEZEMBRO DE 1990. Define crimes contra a ordem tributária, econômica e contra as relações de consumo, e dá outras providências.

Qual é o crime de sonegação fiscal?

O crime de sonegação consiste no ato de deixar de declarar ou mentir para as autoridades fiscais, no intuito de não pagar ou pagar menos impostos. ... No caso de o condenado ser primário, a pena será apenas multa, cujo valor será 10 vezes o valor do tributo.

Qual é a multa por sonegação de imposto?

Segundo a Lei 4.729/65, pode ser penalizado com prisão ou pagamento de altas multas quem sonegar ICMS ou qualquer outro imposto. ... Neste caso a multa é de 75% do valor total sonegado mais juros moratórios, pois fica implícito a má-fé do empresário e o objetivo de fraudar o governo.

Quem responde por sonegação fiscal?

QUEM RESPONDE? Quando da comprovação da sonegação fiscal quem responde é aquele que deu causa. O fato de a pessoa constar no contrato social, como sócio, não faz, apenas por isso, com que ela venha a responder.

Qual a pena para as condutas cominadas no art 1º da Lei 8137 90?

1º da Lei 8137/90 não estabelecer inequivocamente a respectiva sanção penal. ... Isso é, quem não atente à exigência da autoridade quanto ao fornecimento de nota fiscal ou documento equivalente se sujeita à pena de reclusão de dois a cinco anos e multa.

O que é um crime fiscal?

Um crime tributário é, em linhas gerais, uma fraude no acerto de contas relativas aos tributos devidos ao Estado. Estão nesse escopo a sonegação fiscal, o conluio, a não emissão de notas fiscais em processos comerciais e o ato de fraudar ou inutilizar documentos e livros fiscais.

Quem responde pelo crime de sonegação fiscal?

Assim, se o contribuinte utiliza-se de meios fraudulentos para reduzir ou eximir-se do pagamento do tributo, se comprovado o ato ilícito, mesmo que a empresa não obtenha vantagem, quem praticar a conduta irá responder pelo delito por dolo ou culpa.

É admitido o concurso de agentes no crime de sonegação fiscal?

O concurso de pessoas nos crimes de sonegação fiscal tem previsão no artigo 11 da Lei 8.137/90, que admite a co-autoria e a participação nesse crime.

Quais são as formas de sonegação fiscal?

Os principais tipos de sonegação fiscal são:
  • venda sem nota, com “meia” nota, venda com nota “calçada”, duplicidade de numeração de nota fiscal;
  • compra de notas fiscais;
  • saldo negativo do caixa ou passivo fictício;
  • crescimento patrimonial incompatível (dos sócios);
  • apropriação indébita;
  • saldo de caixa elevado;
Mais itens...•29 de nov. de 2018

Como sonegar o imposto de renda?

Métodos comuns para sonegar o IR.
  1. Declarar menos do que recebe: ...
  2. Declarar valor menor na hora de adquirir imóvel: ...
  3. Pagamento de despesas mensais em dinheiro em estabelecimentos que não emitem notas fiscais: ...
  4. Informações falsas para obter restituição de imposto de renda:

Qual a pena para crime contra ordem tributária?

A Lei 8.137/90 que define os crimes contra a ordem tributária comina pena de reclusão de dois a cinco anos e ainda que condenado, o sonegador terá direito ao regime aberto, e se em regime semiaberto, terá direito ou a suspensão condicional da pena, ou a substituição da pena corporal por serviços à comunidade, salvo se ...

O que configura crime contra a ordem tributária?

Os chamados "crimes contra a ordem tributária" foram tipificados pela lei 8.137/90, que traz disposições acerca de condutas que buscam suprimir ou reduzir tributo, contribuição social e qualquer acessório.

Quais crimes contra a ordem tributária?

Crimes contra a ordem tributária
  • omitir informação ou prestar declaração falsa às autoridades fazendárias;
  • fraudar a fiscalização tributária, inserindo elementos inexatos ou omitindo operações em documento ou livro exigido pela lei fiscal;
Mais itens...•16 de abr. de 2021

Quais são os crimes fiscais?

Classificação de crimes tributários
  • Sonegação. ...
  • Fraude. ...
  • Conluio. ...
  • Respeite o regime tributário da sua empresa. ...
  • Nunca altere qualquer tipo de documento fiscal. ...
  • Recolha impostos no prazo legal. ...
  • Diga não ao “Caixa 2”

Quais são os crimes tributários?

Crimes tributários são medidas tomadas premeditadamente pelo contribuinte com a intenção de enganar o Fisco. Entre os exemplos mais frequentes e conhecidos desse tipo de infração estão a sonegação de impostos, as fraudes tributárias e os conluios.

Quem é responsável pelos crimes fiscais?

O administrador ou proprietário de uma empresa enquadra-se como Responsável Tributário, pois, por força legal, repassa aos cofres públicos o tributo ou contribuição em razão de sua prática comercial, nos termos do artigo 128 do CTN. Art.

Quando a empresa se nega a fornecer informações ao Fisco pode estar cometendo o crime de evasão fiscal?

Quando a empresa se nega a fornecer informações ao Fisco pode estar cometendo o crime de evasão fiscal. ... O Fisco pode punir o contribuinte em multa com até 200% sobre o valor conforme princípio do não confisco. Cabe a União arbitrar nos Estados quanto à cobrança de ICMS.

Pode ser sujeito ativo do crime contra a ordem tributária?

O sujeito ativo do artigo 3.º é o funcionário público (crime próprio e funcional típico). O sujeito passivo é o Erário. Quando a pessoa jurídica é utilizada para a prática de crime contra a ordem tributária, há dificuldade para a individualização das condutas.