EQST

O Que Discordncia Em Cincia Dos Materiais?

O que é discordância em ciência dos materiais?

Em ciência dos materiais, um deslocamento, deslocação ou discordância é um defeito ou irregularidade na estrutura cristalina. A presença de deslocamentos influencia fortemente muitas das propriedades dos materiais. A teoria foi originalmente desenvolvida por Vito Volterra em 1905.

O que significa uma discordância?

Opiniões contrárias; falta de acordo; divergência ou desacordo: apesar das divergências, eles estavam muito contentes. Ausência de compatibilidade; sem harmonia; desarmonia: sua vestimenta apresentava discordância de cores.

O que são as discordâncias em um material metálico?

 Uma discordância é um defeito cristalino linear no qual diversos átomos estão desalinhados e consequentemente provocam uma distorção na estrutura cristalina.  Toda a teoria de deformação plástica e endurecimento de metais é fundamentada na movimentação de discordâncias.

O que é uma discordância quais as causas de geração de uma discordância em um material?

As discordâncias são originadas durante a solidificação dos sólidos cristalinos, por deformação plástica, por condensação de lacunas e por desajustamentos atômicos em soluções sólidas. Elas são defeitos de não equilíbrio e armazenam energia na região distorcida da rede cristalina, em torno da discordância.

O que é um grão ciência dos materiais?

Na metalurgia, grão (do termo latino granu) é um cristal isolado na matéria em estado sólido. O tamanho do grão é um fator importante para avaliar as propriedades mecânicas de um material policristalino, em especial a dureza, a resistência à corrosão e o limite de escoamento.

O que é discordância em hélice?

É o processo pelo qual as discordâncias movimentam produzindo deformação plástica no material. Essa deformação plástica é simplesmente uma deformação permanente no material causada pela movimentação ou escorregamento da discordância, em resposta a uma tensão cisalhante aplicada ao material.

O que é uma discordância quais tipos de discordância existem?

A discordância pode ser paralela, angular ou inconforme com relação à estruturação das rochas acima e abaixo da superfície de discordância. A própria superfície de discordância pode ser irregular (disconformidade) ou plana, paralela aos estratos (paraconformidade).

O que é uma discordância angular?

Ausência de paralelismo entre camadas geológicas adjacentes, resultante de fenómenos tectónicos que dobraram e enrugaram rochas mais antigas que a deposição das rochas que se lhes sobrepõem.

O que são discordâncias e como elas influenciam na resistência mecânica dos materiais?

As discordâncias possibilitam a deformação plástica, pois a quebra das ligações atômicas ocorre de forma localizada exigindo assim menores tensões. Tal fenômeno é denominado DESLIZAMENTO (ou ESCORREGAMENTO).

Qual a importância das discordâncias em um material metálico?

Antes de a tensão teórica teórica de cisalhamento ser atingida começa a ocorrer movimentação e multiplicação de discordâncias, sob tensões aplicadas muito menores. Estas discordâncias são responsáveis pela deformação plástica do material.

Como ocorre o aumento de resistência quando um material sofre um processo de redução do tamanho de grão?

Assim, quando refinamos o grão, isto é, diminuímos o seu tamanho, dificultamos a movimentação de discordância e, consequentemente, aumentamos a resistência desse material. Uma equação importante é a equação de Hall-Petch, que correlaciona o limite de escoamento do material com o tamanho do grão.

O que são as discordâncias e como são formadas?

As discordâncias (defeitos lineares) surgem nos metais cristalinos e são originadas, em grande número, durante o processo de solidificação. As discordâncias são defeitos de não-equilíbrio e aumentam a energia interna do metal.

O que são os contornos de grãos?

Contornos de Grão São as imperfeições superficiais que separam cristais de diferentes orientações, num agregado policristalino.

O que é um grão em um material cristalino?

Um conjunto de células unitárias forma o cristal com contornos geométricos, o qual, ao adquirir os contornos irregulares, devido aos pontos de contato de cada conjunto, passa a chamar-se grão. Esses grãos são ligados entre si por uma película que não é mais considerada cristalina, como se verá mais adiante.

O que é discordância em linha?

Discordâncias. discordâncias são defeitos 1D em um cristal. o tipo mais simples de discordância pode ser visto como um semiplano atômico extra, inserido na estrutura, o qual termina em qualquer lugar do cristal.

O que são discordâncias em uma estrutura cristalina?

Os defeitos de linha, também chamados de discordâncias são defeitos que causam a distorção da rede cristalina em torno de uma linha e caracterizam-se por envolver um plano extra de átomos.

Quais os tipos principais de discordâncias?

Os três principais tipos de defeitos em linha são conhecidos como: discordância em cunha, discordância em hélice e discordância mista.

O que são discordâncias geológicas e quais são seus tipos?

Em geologia, uma discordância é uma superfície erosiva que separa duas massas de rochas sedimentares ou estratos de diferentes idades, indicando que a deposição de sedimentos não foi contínua. ... Normalmente, as rochas superiores numa discordância são mais recentes que as rochas abaixo.

Quais os três tipos de discordância?

  • 1 – Discordância paralela (Desconformidade) Representa uma falta importante de registro estratigráfico, sem sinal de erosão no contato. ...
  • 2 – Discordância erosiva. ...
  • 3 – Discordância angular. ...
  • 4 – Discordância litológica (não conformidade)

O que acontece com o material quando aumentamos a quantidades de discordâncias?

Assim quando aumentamos a densidade de discordâncias, isto é, a quantidade delas, mais difícil será de mover novas discordâncias devido a essas forças de repulsão. Portanto quando trabalhamos um metal a frio, ou seja, deformamo-lo plasticamente, aumentamos o número de discordâncias.