As pessoas de sucesso constumam transformar situações desafiadoras em oportunidades de negócio. Sempre. E isso tem muito a ver com seu modo de pensar. É uma maneira diferente de encarar os fatos e os problemas do dia a dia, sob uma nova perspectiva, e é muito mais simples do que parece.
No entanto, alguns pesquisadores propuseram que existem várias inteligências, e não apenas uma. O caso mais famoso é o de Howard Gardner, que através da sua teoria das Inteligências Múltiplas apresentou a ideia de que cada pessoa pode ser boa em uma ou várias inteligências e ruim em outras. No entanto, outro autor que apresentou uma idéia semelhante foi Robert J. Sternberg, que apresentou sua teoria triarquímica da inteligência: inteligência criativa, inteligência prática e inteligência analítica..
Em seguida, vamos ver uma classificação de os tipos de diferenças entre as pessoas, investigando especialmente aqueles que são de natureza psicológica (isto é, comportamental).
Embora a espécie humana seja um grupo de indivíduos muito diferenciados do restante das formas animais, também é possível encontrar variações em praticamente todas as características delas. De fato, que duas pessoas são idênticas é a exceção, não a norma, e nunca são puras; Mesmo entre gêmeos monozigóticos, pequenas mutações e variações na expressão gênica e nos comportamentos de aprendizado os tornam distinguíveis.
As diferenças físicas podem ser reconhecidas de maneira relativamente fácil por medições objetivas, uma vez que estão na forma e no tamanho dos diferentes órgãos do corpo , ou em biomarcadores que podem ser reconhecidos pela análise de componentes microscópicos e que fornecem informações sobre o funcionamento do organismo
Essas diferenças podem ser divididas em dois tipos: aquelas que indicam o grau de saúde da pessoa e as que não o fazem. Entre os primeiros, estão aqueles que se referem à estrutura dos órgãos vitais, por exemplo, enquanto a altura ou a cor dos olhos fazem parte da segunda categoria.
Este é possivelmente o tipo de diferença mais popular em relação à psicologia. Deve-se levar em consideração, no entanto, que não existe uma maneira única de conceituar as diferenças entre as pessoas em relação à sua personalidade, uma vez que existem várias teorias e modelos que propõem maneiras diferentes de categorizar essas diferenças nas dimensões da personalidade e que, além disso, têm testes diferentes associados para medir essas propriedades comportamentais.
É comum vermos pessoas que colocam sucesso e fracasso em caixinhas totalmente distintas, como se um não fizesse parte do outro. Na realidade, sem fracassos dificilmente alguém irá alcançar o sucesso, porque é através da falha que se aprende e evolui. Reconhecer isso é, sem dúvida, uma grande vitória!
Embora a espécie humana seja um conjunto de indivíduos muito diferenciados do resto das formas animais, também é possível encontrar variações em praticamente todos os traços destas. De fato, que duas pessoas são idênticas é a exceção, não a norma, e nunca são de pura forma; mesmo entre gêmeos monozigóticos, pequenas mutações e variações na expressão gênica e na aprendizagem do comportamento tornam-nas distinguíveis.
A semelhança entre duas pessoas descreve que ambos possuem uma aparência idêntica ou próxima, isso no sentido físico, contudo cada uma possui um caráter, um pensamento, um comportamento.
A identidade de gênero é uma dimensão psicológica que, apesar de algumas vezes confundida com inclinações sexuais, faz parte de uma categoria diferenciada. Sentir-se homem, mulher ou nenhuma dessas duas categorias geralmente anda de mãos dadas com muitas outras variações de comportamento.
Este é possivelmente o tipo mais popular de diferença em relação à psicologia. Deve-se levar em conta, no entanto, que não há uma maneira única de conceituar as diferenças entre as pessoas em relação à sua personalidade, uma vez que existem várias teorias e modelos que propõem diferentes maneiras de categorizar essas diferenças nas dimensões da personalidade e que, além disso, associaram diferentes testes para medir essas propriedades comportamentais.
O sucesso é ir de fracasso em fracasso sem perder entusiasmo. Fracasso é sucesso se aprendermos com ele. O fracasso descobre o gênio; o sucesso esconde-o. Sucesso é a capacidade de enfrentar o fracasso sem perder o entusiasmo.
A seguir, veremos uma classificação dos tipos de diferenças entre as pessoas , aprofundando-se especialmente naquelas de natureza psicológica (ou seja, comportamentais).
Ao procurar no dicionário a definição de sucesso, por exemplo, temos: “resultado positivo após alguma tentativa ou esforço, seja ele profissional, acadêmico ou pessoal”, ou então “obtenção de honras, êxito, riqueza”. Porém, a verdade é que sucesso pode ser muito mais do que isso, e a definição depende muito de você!
Outros pesquisadores, além disso, têm distinguido entre inteligência convencional e inteligência emocional, isso tem a ver com a nossa capacidade de compreender sentimentos e emoções dos nossos e dos outros, e regular aqueles que aparecem em nossa mente.
Aproximadamente desde o século 19, a comunidade científica tem um grande interesse em medir objetivamente as diferenças entre as pessoas , em todos os aspectos.Francis Galton , por exemplo, além de ser um dos principais contribuintes para o nascimento da psicologia na Europa, dedicou-se a medir os traços das pessoas e a prever a possibilidade de que seus filhos os compartilhassem (algo que se encaixa na sua defesa da eugenia) , por certo).
Uma dica para tornar essa descrição fácil é anotar quais qualidades e defeitos você enxerga. Logo, a outra pessoa deve fazer o mesmo, sem que nenhum veja o do outro. Por fim, comparam as anotações e refletem sobre as palavras escolhidas para definição da personalidade.
Assim, existe um modelo dos Cinco Grandes Traços de Personalidade, outro baseado no teste dos 16 fatores de personalidade, etc. Todos eles tentam ter coerência interna e serem preditivos, mas o que chamamos de um jeito, o outro chama de outro e relaciona com outros conceitos.
A sexualidade também é uma área em que as diferenças são expressas entre as pessoas.De fato, a existência de pessoas homossexuais, heterossexuais e bissexuais não é o único aspecto em que diferimos em relação a esse aspecto. Também existem diferenças entre as pessoas em relação ao nível de desejo sexual . Assim, enquanto existem indivíduos que tendem para o que historicamente tem sido chamado de ninfomania, há também aqueles que são assexuais e, entre esses dois pólos, existe uma grande variedade de nuances e posições diferenciadas.
As diferenças psicológicas nos dizem sobre padrões de comportamento diferenciados entre grupos ou indivíduos. Por sua vez, essas diferenças entre as pessoas podem ser classificadas em vários subtipos principais.
A identidade de gênero é uma dimensão psicológica que, apesar de às vezes ser confundida com inclinações sexuais, faz parte de uma categoria diferenciada. Sentir-se homem, mulher ou nenhuma dessas duas categorias geralmente anda de mãos dadas com muitas outras variações comportamentais.
As características individuais são definidas pela personalidade, pelas crenças e pelo senso moral de cada um. São essas características que determinam a forma como as pessoas agem e reagem em cada situação. Alguns desses traços de personalidade, como coragem, lealdade e humildade, são muito valorizados socialmente.