A corrida de orientação é um esporte que consiste em percorrer um terreno desconhecido com o auxílio de um mapa preparado para este fim e também de uma bússola. Este esporte se mostra muito promissor, pois é uma atividade física completa, que uni o físico com a inteligência.
O Desporto Orientação é uma modalidade esportiva que visa desenvolver a capacidade do praticante de orientar-se em um terreno qualquer, utilizando-se de um mapa e uma bússola, testando, além do seu preparo físico, as capacidades cognitivas, éticas, autocontrole e tomada de decisão.
A Corrida de Orientação, ou simplesmente ORIENTAÇÃO é uma moderna modalidade desportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. É um desporto em que o praticante tem que passar por pontos de controle (PCs) marcados no terreno, no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.
O objetivo das corridas de orientação é realizar um percurso com a ajuda de um mapa no qual estão marcados os pontos obrigatórios seguindo uma ordem determinada.
Orientação é uma moderna modalidade esportiva que usa a própria natureza como campo de jogo. Orientação é um esporte em que o praticante tem que passar por pontos de controle marcados no terreno no menor tempo possível, com o auxilio de um mapa e de uma bússola.
Orientação Pedestre Os pontos de controle são unidos, segundo a sua ordem, por traços, sendo normalmente dispostos de forma circular de modo a evitar que os concorrentes tenham vantagem em alterar a ordem de realização dos pontos de controle.
A Orientação pode ser dividida em quatro modalidades: Pedestre, Mountain Bike, Precisão (cadeirantes) e Ski (praticado em países onde há neve).
No Brasil, a história da Orientação começou em 1970, quando alguns militares foram a Europa observar as competições de Orientação. Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, pioneiro na Orientação, organizou as primeiras competições militares no Brasil.
Em 1971, o Coronel Tolentino Paz, pioneiro na orientação, organizou as primeiras competições militares no Brasil. Em 1974, o desporto orientação foi incluído no currículo da Escola de Educação Física do Exército, EsEFEx, sendo uma disciplina obrigatória.
A corrida de aventura chegou ao Brasil pelas mãos do empresário Alexandre Freitas. Em 1997, ele participou de uma prova na Nova Zelândia. Já no ano seguinte, passou a organizar a Expedição Mata Atlântica (EMA), primeiro evento do gênero no país.
Este jogo tradicional era muito popular entre a comunidade portuguesa que vivia em Macau. Para a corrida do saco eram necessários sacos, nos quais os participantes se enfiavam e que seguravam com ambas as mãos. A primeira pessoa a chegar á meta aos pulos dentro do saco era o vencedor.
Corrida de sacos
Atletismo é o conjunto de esportes formado por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos. ... A corrida envolve estratégia, técnica e bom condicionamento físico do atleta. As corridas são divididas em curta distância ou de velocidade; média distância ou de meio fundo; e longa distância ou de fundo.
Em linhas gerais, pode-se dizer que a corrida nada mais é do que uma caminhada mais intensa. Ao caminhar, seu corpo se desloca lentamente a partir dos movimentos das pernas. ... A corrida, por sua vez, pressupõe uma aceleração constante e contínua. Por isso, se configura como uma atividade mais intensa.