O que Concrescncia na odontologia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Concrescência – é a união de dois dentes adjacentes apenas por cemento sem confluência da dentina subjacente.
O que é geminação no dente?
A geminação, também chamada de dente geminado, é uma anomalia dentária que descreve um dente de tamanho grande ou de formato anormal que parece ser composto por dois dentes.
O que é a fusão do dente?
A Fusão ao contrário da geminação, dá-se pela união de dois germes dentários, resultando também em um dente grande, porém com duas câmaras pulpares (locais dos nervos) e condutos radiculares independentes. ... Pela radiografia observa-se como se dois dentes estivessem colados um ao outro.
Qual a diferença entre fusão e Concrescência?
Concrescência: Nesse tipo de união dentária, a ligação se dá através do cemento (raízes) e não há união da porção dentinária. Mais frequente em terceiros molares. Fusão: Ocorre quando os germes dentários se fundem, gerando um único dente. Na fusão, normalmente, são observados dois condutos radiculares distintos.
Quais os tipos de anomalias dentarias?
533-563, 2017. As anomalias dentárias de desenvolvimento (ADD) são uma im- portante categoria de variações da morfologia dentária. ... Certas anomalias de forma, como dilacerações, raiz acessória, dente invaginado e taurodontismo, não causam alterações signifi- cativas à saúde bucal do paciente.
O que é a hipodontia dental?
Para o diagnóstico das anomalias dentárias de número, foi considerada hipodontia a ausência de qualquer imagem radiográfica do dente ou de sua cripta dentária, e considerados supranumerários os elementos dentários presentes além do número normal da dentição.
O que é anomalia no dente?
CONCEITO: São distúrbios no desenvolvimento ou crescimento das estruturas dentárias, tendo como resultado final, um dente diferente do normal. Essas alterações podem estar relacionadas com a forma, tamanho, número, posição, constituição e/ou função dos dentes.
O que é coroa bífida?
Já na geminação dental, em algum momento da odontogênese ocorreu a tentativa de um germe dentário em dividir-se, resultando em um dente com coroa bífida, ou seja, apenas uma raiz e um canal radicular em comum. Essa condição é mais recorrente na dentição decídua, porém pode aparecer em ambas as dentições.
O que é Taurodontia?
A taurodontia, definida como um aumento do tamanho da coroa no sentido apico-coronal, resulta, essencialmente, da falha na invaginação da baínha epitelial de Hertwig no sentido horizontal.
Quais podem ser as anomalias dentarias genéticas?
Um mesmo defeito genético pode originar diferentes manifestações fenotípicas, incluindo agenesias, microdontias, ectopias e atraso no desenvolvimento dentário.
Quais as anomalias de estrutura?
As anomalias de estrutura são alterações que influenciam no futuro da saúde bucal, além da mastigação, fonética e até respiração dos pacientes. Ao longo deste artigo vamos conhecer mais sobre cada uma das principais anomalias dentárias de estrutura.
O que causa a hipodontia?
A hipodontia refere-se à ausência de um a cinco dentes decíduos ou permanentes. Um artigo de revisão publicado na revista BioMed Research International afirma que a hipodontia resulta de uma combinação de fatores genéticos e influências ambientais, tais como traumas ou infecções.
O que é Anodontia dentária?
De acordo com o Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos EUA, anodontia é um distúrbio genético raro caracterizado pela ausência de todos os dentes. É causada por um defeito genético, mas a mutação genética específica não é conhecida.
Quais são as alterações de forma dos dentes?
Hiperdontia: anomalia resultante de atividade anormal contínua da lâmina dentária, levando à formação de brotos dentários supranumerários. Microdontia: dentes de tamanho menor quando comparados com o normal. Macrodontia (megalodontia): dentes de tamanho maior quando comparados com o normal.
O que causa Microdontia?
A causa da microdontia é essencialmente genética e traz mais adversidades para quem sofre dela do que a insatisfação estética.
Qual anomalia dentária ocorre pela união de 2 elementos dentais e possuem raízes separadas?
A geminação dentária é uma anomalia de forma que surge da divisão frustrada de um germe dental. Desse modo, são originadas duas coroas dentárias unidas (podendo ser total ou parcialmente), com apenas uma raiz.
O que significa hiperdontia?
Essa condição de saúde bucal é definida como hiperdontia, que significa que uma pessoa tem um ou vários dentes a mais do que os 32 dentes permanentes.
Quais os tipos de anomalias dentárias?
dividida em três grandes grupos: • HIPERPLASIANTES:
o. Dentes Supranumerários.
▪ Disostose Cleidocraniana.
o. Dentes Natais e Neonatais.
o. Raízes Supranumerárias.
o. Cúspides Supranumerárias.
o. Pérola de Esmalte.
o. Fusão Dentária.
Mais itens...
Quais a anomalias dentárias mais comuns cite?
Anodontia: ausência congênita de todos os elementos dentários. ... Oligodontia: ausência congênita de 06 ou mais dentes. Hiperdontia: anomalia resultante de atividade anormal contínua da lâmina dentária, levando à formação de brotos dentários supranumerários.
Quais são os 3 tipos principais de anomalias dento maxilares?
dividida em três grandes grupos: • HIPERPLASIANTES: