Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.
A regra básica da concordância verbal é o verbo concordar em número (singular ou plural) e pessoa (1ª, 2ª ou 3ª) com o sujeito da frase. 1. Sujeito simples – o verbo concordará com ele em número e pessoa. Ex.: O artista excursionará por várias cidades do interior.
"o futuro somos nós" Qual regra justifica a concordância verbal neste caso? ... O verbo ser concorda com o sujeito: o futuro. d.O verbo ser está no singular devido ao substantivo futuro.
(Unirio) Em que item há um erro de concordância verbal: a) Esta pessoa foi uma das que mais discutiu o caso. ... O verbo fazer impessoal (que indica tempo) sempre é conjugado na 3. ª pessoa do singular: Faz dois meses que o visitei.
Em regra geral, o adjetivo e as palavras adjetivas devem concordar em gênero e número com o nome a que se referem: Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Ambas estão corretas. A regra geral é que o adjetivo (correta, no caso acima) concorda com o substantivo (missão e visão) em gênero (masculino ou feminino) e número (singular ou plural).
Compete à relação harmônica entre o sujeito e o verbo da oração. Quando o sujeito está no singular, o verbo também deve estar, e o mesmo acontece para o plural.
Em geral, concordância é ato ou efeito de harmonizar flexões de palavras em uma frase; neste contexto, pode ser entendida como "se refere de forma correta". ... Concordância verbal é a flexão do verbo em conformidade ao número e pessoa do sujeito da oração.
Para não errar, sugiro que localize na oração o substantivo primeiramente, como foi feito no último exemplo. Após a constatação do substantivo, observe o seu gênero e o número. Os termos referentes ao substantivo são seus modificadores e devem estar em concordância de gênero e número com o nome.