O astigmatismo alto é classificado quando a pessoa tem um grau elevado de astigmatismo nos olhos. Normalmente, acima de 4 graus já é considerado alto. Outra característica muito comum do astigmatismo é que, muitas vezes, ele vem acompanhado de miopia ou hipermetropia.
Uma das principais motivações para aumentar o grau da miopia, segundo pesquisadores, é o fator genético. Nos casos em que um dos pais, ou ambos, possuem miopia, as chances de desenvolvimento do distúrbio visual são maiores, bem como seu desenvolvimento ao longo dos anos.
A leitura em locais pouco iluminados está longe de piorar miopia, hipermetropia ou astigmatismo. O que pode acontecer é a sensação de cansaço dos olhos, já que é preciso forçá-los mais para enxergar, e dor de cabeça, pelo mesmo motivo. Por isto é melhor evitar. Televisão e computador pioram a visão?
– Visão embaçada para enxergar tanto de perto quanto de longe; – Dores de cabeça (principalmente ao ficar muitas horas em frente ao computador, celular ou lendo); – Vista “cansada” ao usar aparelhos eletrônicos ou ler; – Sensibilidade à luz.
Em geral os pacientes míopes "aceitam" mais grau durante o exame de refração, principalmente quando o exame é feito sem dilatação pupilar. ... A miopia em geral não regride, diferentemente da hipermetropia, que pode regredir nos pacientes mais jovens.
Miopia: 3 conselhos para combatê-la e ter uma visão melhor
A correção da miopia é chamada também de Cirurgia Refrativa com Excimer Laser, sendo um procedimento realizado para correção do "grau dos olhos". Este procedimento pode ser utilizado para corrigir a miopia, hipermetropia, astigmatismo e a maioria das associações entre estes graus.
Geralmente, a miopia se desenvolve e progride ao longo da adolescência, e se estabiliza por volta dos 18 a 21 anos.
"Para saber se estabilizou, basta o médico fazer três exames em um ano. Se, nesse período, o grau for sempre o mesmo, isso quer dizer que está estável", explica o oftalmologista. No caso da miopia, o grau mínimo para realizar a cirurgia refrativa é 1,5 e o máximo, 8.
Em relação aos graus, os médicos geralmente recomendam a cirurgia para pacientes que tenham até 10 graus de miopia, 5 graus de hipermetropia e 6 graus de astigmatismo. Além disso, é avaliado também o formato do globo ocular do paciente, para a indicação ou não da cirurgia.
Após as cirurgias de descolamento de retina e/ou de vitrectomia, o paciente sentirá algum desconforto, como sensação de corpo estranho e olho vermelho. Muitas vezes, devido ao uso de gás no intraoperatório o paciente pode ficar enxergando muito embaçado no pós-operatório inicial.
Na maioria dos casos, a cirurgia dura cerca de 30 minutos em cada olho. A recuperação é tranquila, porém o paciente deverá evitar esforços físicos por 15 dias.
Após a cirurgia de catarata, recomenda-se repouso relativo e não absoluto, com um atestado médico de, no mínimo, 7 dias do seu trabalho. Este período é para que descanse sua visão e dê tempo para que o seu corpo se acostume com todas as mudanças.