EQST

O Que Apoptose E Autofagia?

O que é apoptose e autofagia?

A autofagia (auto=si mesmo; fagia=comer) é o processo pelo qual a célula degrada a si mesma e sua morte ocorre pela atividade dos lisossomos, organelas citoplasmáticas que são responsáveis pela digestão dos elementos celulares.

O que é apoptose e como ocorre?

Apoptose é uma forma de morte celular programada, ou "suicídio celular". É diferente de necrose, na qual as células morrem por causa de uma lesão. A apoptose é um processo ordenado, no qual o conteúdo da célula é compactado em pequenos pacotes de membrana para a "coleta de lixo" pelas células do sistema imunológico.

Quando ocorre a apoptose?

A apoptose é um tipo de morte celular programada que ocorre em diversas situações, como por exemplo, na organogênese e hematopoiese normal e patológica, na reposição fisiológica de certos tecidos, na atrofia dos órgãos, na resposta inflamatória e na eliminação de células após dano celular por agentes genotóxicos e ...

Onde ocorre a autofagia?

A autofagia acontece quando as células englobam e degradam porções de seu próprio citoplasma. Nesse processo, formam-se membranas, de origem ainda controversa, que englobam porções do citoplasma, produzindo uma estrutura fechada denominada de vacúolo autofágico ou autofagossomo.

O que é uma apoptose?

A apoptose é o evento de morte celular, geneticamente programada, que envolve uma série de alterações morfológicas no citoplasma e núcleo, levando à inativação e fragmentação da célula apoptótica, ao final de seu ciclo celular, sem extravasar conteúdo tóxico para o meio extracelular, portanto, sem causar dano tecidual, ...

Quais são as causas da apoptose?

A apoptose pode ocorrer em virtude de estímulos fisiológicos normais, quando então é útil para manter o equilíbrio interno do organismo, ou por causas patológicas. Entre as primeiras, contam-se vários processos naturais de involução e desaparecimento de certas estruturas anatômicas durante a vida do organismo.

O que é apoptose e qual a importância desse processo?

A apoptose é um tipo de morte programada extremamente importante para organismos multicelulares, pois permite a eliminação de células infectadas ou com problemas. ... Além disso, a apoptose também ocorre quando o organismo é invadido por patógenos ou o DNA é lesionado.

Qual é a relação entre câncer e apoptose?

A apoptose não ocorre em células cancerosas, o que significa que elas podem formar tumores e se tornarem uma ameaça para o organismo.

Qual é a organela responsável pela autofagia?

lisossomos Os lisossomos também podem digerir partes da própria célula através da autofagia. Tal processo de degradação e reciclagem se inicia com a produção de proteínas, que se unem até formar membranas, as quais irão ingerir o material e gerar o autofagossomo.

Como ocorre o processo de autofagia?

O processo de autofagia celular ocorre com a ação dos lisossomos (organelas responsáveis pela digestão celular), que ajudam as células a degradar e digerir partes do citoplasma. Os lisossomos aproximam-se da célula e a envolvem, formando o vacúolo autofágico (ou autofagossomo), uma bolsa membranosa rica em enzimas.

O que pode causar a apoptose?

A apoptose pode ocorrer em virtude de estímulos fisiológicos normais, quando então é útil para manter o equilíbrio interno do organismo, ou por causas patológicas. Entre as primeiras, contam-se vários processos naturais de involução e desaparecimento de certas estruturas anatômicas durante a vida do organismo.

O que ocorre durante o processo de apoptose?

núcleo desintegra-se em fragmentos, os quais estão envoltos pela membrana nuclear; aumenta-se o número de prolongamentos da membrana; prolongamentos rompem-se, formando porções celulares envolvidas por membranas, estruturas chamadas de corpos apoptóticos; corpos apoptóticos são fagocitados.

O que bloqueia a autofagia?

Como a apoptose e a autofagia se relacionam, uma estimulando ou freando a outra, Massaro adotou a estratégia inversa: acrescentou um composto que bloqueia a autofagia, o 3-metil-adenina ou 3-MA, à cultura de células tumorais humanas.

O que fazer para diminuir a morte celular?

Das diversas drogas usadas como bloqueadores, as mais eficientes foram o carbenoxolone e a quinina. Quando os fármacos desacoplavam os neurônios, os pesquisadores observavam uma redução significativa do espalhamento da morte celular.

Quais são as duas condições patológicas que levam uma célula a morrer por apoptose?

Apoptose por Causas Patológicas Lesão por isquemia ou hipóxia moderadas podem levar as células de determinado tecido, tanto à necrose, quanto à apoptose. Muitos estímulos à morte celular por necrose também desencadeiam morte celular por apoptose.

Quais alterações acontecem na célula para promover a apoptose?

Durante a apoptose ocorrem alterações características no núcleo celular graças à ativação de endonucleases que degradam o DNA. Como resultado, o núcleo torna-se picnótico e a cromatina se condensa nas porções adjacentes à membrana nuclear. Finalmente, o núcleo entra em colapso e se fragmenta.

Qual a importância do processo de apoptose para o equilíbrio do organismo?

A apoptose é, de fato, responsável pelo desenvolvimento embrionário dos diversos seres vertebrados. Ela mantém o equilíbrio do organismo, defendendo-o contra as células prejudicadas por vírus e que são estranhas para o corpo do indivíduo.

Qual relação existe entre câncer tumor e mitose?

Nas células cancerígenas ocorrem anomalias durante o ciclo celular. A mitose perde o seu controle crescendo cada vez mais originando um tumor. Esse crescimento descontrolado decorre da ativação de proto-oncogenes. Ou seja, genes normais que se tornam um oncogene devido a uma mutação ou ao aumento de expressão gênica.

Qual a relação entre o ciclo celular eo câncer?

A origem das células cancerosas está associada a anomalias na regulação do ciclo celular e à perda de controle da mitose. Alterações do funcionamento de genes controladores do ciclo celular, em decorrência de mutações, são relacionados ao surgimento de um câncer.