Globalização "é um conjunto de relações sociais que se traduzem na intensificação das interações transnacionais, sendo o processo de globalização um fenômeno multifacetado com dimensões econômicas, sociais, políticas, culturais, religioso e jurídicas interligadas de modo complexo".
Os tipos de globalização são três: econômica, cultural e da informação.
Segundo Milton Santos, temos três tipos de globalização. Sendo assim, podemos classifica-los como: globalização como fabula, como perversidade e como possibilidade. A globalização como fabula pode-se entender por um modelo proativo, dito e promissor.
A Globalização é um processo de integração econômica, cultural, social e política. Esse fenômeno é gerado pela necessidade do capitalismo de conquistar novos mercados, principalmente se o mercado atual estiver saturado. Exemplo: A internet que liga todo o mundo em tempo real sem diferença de fusos horários.
Resposta. Alta tecnologia,produção em massa,maior consumismo por parte de uma minoria da população mundial,maior flexibilidade maior comunicação entre nações e populações. E ao mesmo tempo exclusão social por parte dos capitalistas poderosos.
A globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. E Proporciona a integração entre ( estados, empresas e pessoas).
Processo histórico, com incidência política, económica, cultural, tecnológica, etc., acelerado na segunda metade do século XX, que representa a consciência de que os fenómenos se apresentam inter-relacionados, independentemente das fronteiras territoriais, das diferenças étnicas ou linguísticas, etc.
Olá. Resposta: A globalização é o processo internacional entre as diferentes sociedades e resulta em uma intensificação das relações comerciais, econômicas, políticas, sociais e culturais, sendo assim ela vista cm a interdependência de todos os povos e países da superfície terrestre.
O processo de globalização é um fenômeno do modelo econômico capitalista, o qual consiste na mundialização do espaço geográfico por meio da interligação econômica, política, social e cultural em âmbito planetário.
As características que melhor definem a globalização atual são: Aumento das tecnologias de comunicação que são responsáveis pela comunicação entre países, bem como transações comerciais entre os mesmos. Aumento da exportação e importaçã, levando em consideração as tecnologias de comunicação.
As principais características da globalização são a homogeneização dos centros urbanos, a expansão das corporações para regiões fora de seus núcleos geopolíticos, a revolução tecnológica nas comunicações e na eletrônica, a reorganização geopolítica do mundo em blocos comerciais (não mais ideológicos), a hibridização ...
A diferença entre globalização, mundialização e internacionalização é que; a globalização é a maior interação política, social e econômica entre países. A mundialização por sua vez está ligada ao aspecto cultural, com hábitos e costumes impregnados e modificados sendo partilhados em todo o mundo.
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
Resposta. As multinacionais são uma consequência da globalização, pois, as empresas encontram mão-de-obra barata em países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, por causa da isenção fiscal e etc. ... Isso é bom para países não desenvolvidos, pois criam empregos, e trazem tecnologia mais acessível para esses países.
O processo de globalização contribuiu bastante para a atuação das empresas multinacionais, pois proporcionou condições de telecomuniucação e transporte, elementos essenciais para a atuação dessas empresas em escala mundial.
As multinacionais são empresas que atuam para além das fronteiras entre os países, adquirindo uma grandeza global. As multinacionais são empresas que atuam em vários países ou que expandem suas atividades para um território que está além de suas fronteiras nacionais.
As multinacionais tendem a ser impulsoras da globalização, pois a existência de tais empresas geralmente favorece a aproximação política e econômica entre os diversos países que estão envolvidos nas suas várias etapas produtivas, de modo a facilitar os acordos internacionais, assim como novas práticas comerciais.
Multinacionais, também conhecidas como transnacionais, são empresas que possuem matriz num país e possuem atuação em diversos países. Geralmente são grandes empresas que instalam filiais em outros países em busca de mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra baratas.
As empresas multinacionais são caracterizadas por possuírem uma matriz em um determinado país e atuarem em vários outros países através da instalação de filiais. São grandes empresas que objetivam expandir seu mercado consumidor e lucratividade, instalando filiais em outras nações.
Resposta. Vantagens: emprego de mão-de-obra local, desenvolvimento de tecnologia, integração entre países da mesma região, desenvolvimento de sistemas de logística. Desvantagens: poluição sonora, visual, ambiental, impacto ambiental, degradação de áreas industriais, doenças ocupacionais.
Vantagens (aspectos positivos) da Globalização:
Resposta. Os países com maior desenvolvimento, pois assim conseguem expandir sues horizontes por todo o mundo e conseguindo disseminar sua cultura e suas informações com muita facilidade, sem a dificuldade que os países subdesenvolvidos tem enfrentado, ficando pra trás.
Ponto Positivo: Através dessas empresas multinacionais o Pais/Estado que ela situa tem muito lucro Econômico e tem estrutura para agrega muitas pessoas, dificultando o aumento de desemprego/desempregado.
Dentro do contexto atual da globalização, é muito comum as empresas multinacionais produzirem cada parte de um produto em países diferentes, com o objetivo de reduzir custos de produção. A entrada de empresas multinacionais num país é algo positivo, pois gera empregos e desenvolvimento.
Há também empresas multinacionais brasileiras que atuam em diversos países. São exemplos: Alpargatas, Banco do Brasil, Bradesco, Embraer, Gerdau, Itaú – Unibanco, JBS, Marcopolo, Natura, Odebrecht, Oi, Perdigão, Petrobras, Sadia, Vale, Votorantim e Weg.