EQST

O Que A Arte Contempornea Valoriza?

O que a arte contemporânea valoriza?

A arte contemporânea valoriza mais o conceito, a atitude e a ideia da obra do que necessariamente o objeto final. A intenção é refletir de modo subjetivo sobre a peça artística, não apenas contempla-la pela sua natureza estética.

Qual é o objetivo da arte contemporânea?

Nesse sentido, a arte contemporânea prioriza a ideia, o conceito, a atitude, acima do objeto artístico final. O objetivo aqui é produzir arte, ao mesmo tempo que reflete sobre ela. Foi dessa maneira que a Arte Contemporânea rompeu com alguns aspectos da Arte Moderna.

O que é arte contemporânea nos anos 60?

Outro exemplo de mudança no tratamento pictórico que revolucionou a estética contemporânea foi a abstração pós-pictórica, com suas imensas telas pintadas com tintas acrílicas, polímeros sintéticos e esmaltes, com uma fatura lisa e aspecto planar.

Qual o conceito de happening aplicado na arte *?

O termo happening é criado no fim dos anos 1950 pelo americano Allan Kaprow (1927-2006) para designar uma forma de arte que combina artes visuais e um teatro sui generis, sem texto nem representação. ... O happening é gerado na ação e, como tal, não pode ser reproduzido.

O que difere a arte moderna da arte contemporânea?

A arte moderna e contemporânea possuem diferenças técnicas. ... De forma simplificada, a arte moderna ainda apresenta uma preocupação com a técnica, traços e formas, mesmo que de forma subjetiva. Enquanto a arte contemporânea possui a característica de que absolutamente tudo pode se tornar arte.

Como entender a arte contemporânea?

A arte contemporânea procura uma fusão da arte com a vida, com uma aproximação da cultura popular e o fomento à interatividade. O uso de materiais inovadores para as produções, como novas tecnologias e mídias, é bastante comum e difundido.

Como era a Arte Contemporânea nos anos a 60 B 70?

O Happening, a Performance, a Instalação, a Arte Conceitual, o Minimalismo, a Body Art, a Op Art, a Pop Art e a Art Street, são manifestações da Arte Contemporânea, ou seja, a constituem. Artistas como Andy Warhol e Roy Lichienstein são destaques nesse cenário nas décadas de 60 e 70.

Como a arte se diferencia a partir dos anos 1960?

A partir dos anos 60, para muitos a arte não deve mais se distinguir da realidade e sim ser parte dela, abolindo portanto todos os suportes – a parte física das obras. São artistas que dispensam a tela, o papel, a escultura e buscam novas formas de expressão.

O que é performance e happening na arte?

A performance seria quando o artista apresenta uma cena em que normalmente utiliza seu corpo como suporte enquanto os espectadores observam; já no happening o público costuma participar também da ação. Etimologicamente, a palavra performance deriva do francês antigo parformance, e significa "dar forma", "fazer".

O que é a arte clássica?

A historia da arte Clássica é a arte e cultura dominante na Grécia antiga, entre o séc. ... O Classicismo é o período da arte oposto ao romantismo, que vai do séc. XV ao séc. XVIII, os classicistas buscavam se inspirar no período Clássico, no seu equilíbrio, harmonia e na racionalidade.

Como foi a arte na idade contemporânea?

A arte na Idade Contemporânea compreende-se no período entre a Revolução Francesa (1789) e o presente. ... A principal característica da arte na Idade Contemporânea é a liberdade de expressão e atitude provocante. Também o uso da linguagem e vocabulário que escandaliza e humoristicamente critica a cultura e os tempos.