EQST

Messianica?

Messianica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Um messias é alguém enviado por Deus para nos salvar. A partir da perspectiva cristã, o Messias é Jesus Cristo, mas os judeus acreditam que o verdadeiro Messias ainda não chegou e acreditam que Jesus Cristo é um falso messias. Estes dois conceitos são baseados nas profecias messiânicas da Bíblia.

Profecias messiânicas no contexto religioso

A palavra profecia vem da previsão da palavra grega. No contexto religioso, as profecias são fatos anunciados por Deus através dos profetas do Antigo Testamento e declarações de Jesus Cristo.

De acordo com a maioria dos teólogos profecias messiânicas têm um propósito múltiplo. Primeiro, eles servem para realçar o carácter e dimensão de Deus. Além disso, eles estão pretendendo mostrar que tudo que existe depende da vontade de Deus. Finalmente, as profecias messiânicas revelar o papel de Deus na história da humanidade.

O conceito messiânico fora do contexto religioso

A presença de termos bíblicos em linguagem cotidiana é muito perceptível e um bom exemplo disso são as palavras messias, messiânico e o messianismo.

Quando um grupo de pessoas que têm um conflito e não pode encontrar uma solução, qualquer um deles poderia dizer que eles esperam a chegada de um messias, ou seja, uma pessoa para fornecer uma solução definitiva para os problemas. Em outras palavras, um salvador.

Se uma pessoa se torna um líder político suas mensagens pode ser considerada por alguns em um sentido depreciativo e, neste contexto, parece que suas mensagens são messiânico. O rótulo “mensagem messiânica” é claramente pejorativo, porque com ele é dado a entender que ele promete algo que provavelmente não será cumprido.

O termo messianismo também tem um sentido negativo e é sinônimo de populismo. Igual igualmente a atitudes antidemocráticas.

Outros termos bíblicos incorporados na linguagem cotidiana

Existem inúmeras palavras e expressões que usamos forma atual e cuja origem é encontrado nas Escrituras. Assim, “passar uma provação” que significa sofrer muito e com estas palavras que se refere à ascensão de Jesus Cristo ao Monte Calvario, “ser um Judas” é o mesmo que ser um traidor (lembre-se que Judas foi o discípulo de Jesus que o traiu) e ” para piorar a situação “refere-se à inscrição que Pontius Pilate tinha colocado na cruz onde Jesus Cristo foi crucificado.