Adenina faz par com a Timina, formando o par de bases A-T, e ocorre dupla ligação entre essas bases. Do mesmo modo que a Guanina se liga à Citosina e forma o par de bases G-C, por tripla ligação.
Purinas são bases nitrogenadas que compõem o nucleotídeo. Adenina (A) e Guanina (G) são purinas que, por ponte de hidrogênio, se ligam às pirimidinas Timina (T) e Citosina (C), respectivamente.
Resposta. Devido sua conformação física. A Timina se liga a Adenina porquê ambas se ligam por duas pontes de Hidrogênio. Já a Citosina e Guanina por terem três pontes de Hidrogênio em suas bases.
As duas fitas possuem uma orientação antiparalela, o que significa que a fita molde para a síntese de DNA tem orientação oposta à fita de DNA que está sendo sintetizada. A síntese do DNA é catalisada pela enzima DNA-polimerase. Ela utiliza um único sítio ativo para catalisar a síntese do DNA.
É a definição de DNA. ... E as bases nitrogenadas que formam o DNA são complementares quimicamente, no que se refere à ligação. Citosina e Guanina realizam 3 ligações, por isso são complementares, se unem, e timina e adenina apenas duas ligações, por isso se ligam.
5'- 3': O sentido da vida Na fita complementar este sentido é invertido. Durante a duplicação do DNA, fundamental para a divisão celular (mitose e meiose), a DNA polimerase – principal enzima envolvida – sintetiza as fitas de DNA no sentido 5'- 3', produzindo fitas complementares.