O arroz é alimento que compõe a cesta básica do brasileiro, com a produção ocorrendo nas cinco regiões do País. A liderança destacada cabe ao Sul (80,7% da produção nacional em 2017/2018), vindo a seguir, com expressiva desvantagem, o Norte (8,8%), Centro-Oeste (5,6%), Nordeste (4,4%) e Sudeste (0,4%).
Hoje, 90 por cento do arroz mundial é produzido na Ásia. O cultivo se dá principalmente em arrozais subaquáticos. Um canteiro é cavado na lama e depois inundado com 5 a 10 centímetros de água, permanecendo assim durante a maior parte do período de cultura.
As plantações de arroz são os chamados arrozais. São plantações feitas por imersão na maioria das vezes. O arroz é uma planta que gosta de muita água e assim ele vai crescendo em meio aquilo tudo.
No Brasil, o arroz é cultivado em vários sistemas. No Maranhão cultiva-se arroz de terras altas e irrigado. ... Outro sistema em terras altas é o mecanizado, principalmente na região de Balsas. O arroz irrigado, por sua vez, é cultivado em vazante sem controle da lâmina d´água.
O grande celeiro do arroz brasileiro é justamente o Rio Grande do Sul, onde o predomínio é do arroz irrigado. O Estado detém 56,8% da área cultivada e 70,8% da produção nacional, segundo a Conab.
O brasileiro consome, em média, 34 quilos de arroz por ano*. A produção nacional atual (10,4 milhões de toneladas) é 46% superior a essa demanda por habitante. Com isso, é possível fornecer até 50 kg por habitante.
Estados que mais exportam no Brasil, 2019:
Naquele primeiro levantamento, quem ganhou foi o Rio Grande do Sul, com a produção de 5,6 milhões de toneladas, contra as 4,6 milhões de toneladas dos paranaenses. Naquele tempo, Mato Grosso não era nem sombra da potência atual e os gaúchos conquistaram a primeira colocação como maiores produtores de soja do país.
ESTADOS UNIDOS Ocupa o primeiro lugar em produção de leite de vaca, com 93,5 mil t e rebanho de 9,2 milhões de cabeças, o que lhe confere o maior índice de produtividade média por vaca, de 10.
O leite integral da marca Italac foi considerado o Melhor do Teste.
Os Melhores Leites em Pó em 2018
Leite em pó É o mais indicado para quem consome pouco o alimento, já que ele dura bastante tempo, em média três meses. Isso acontece porque ele não tem líquido na sua composição, meio onde os micróbios se desenvolvem com facilidade.