75 anos (354 d.C.–430 d.C.)
13 de novembro de 354 d.C.
Desse modo, Agostinho estabelece uma ordem de perfeição, uma graduação ou distinção dos seres para alcançar esse conhecimento que nos levaria a uma vida beata. O corpo é mortal e a alma é seu princípio de vida. Esta distinção vai dos seres inanimados e passa pelos vegetais, animais até o homem. Mas não termina aqui.
O Racionalismo é uma corrente filosófica que traz como argumento a noção de que a razão é a única forma que o ser humano tem de alcançar o verdadeiro conhecimento por completo. ... Ele defende que é preciso duvidar de todo conhecimento adquirido para conseguir alcançar a razão absoluta.
Platão e Agostinho: Tomás de Aquino foi influenciado pelos patrísticos, em especial por Agostinho, que trabalhou o início da perspectiva cristã por meio do neoplatonismo. Influenciado por Agostinho e por Platão, Aquino trouxe uma nova perspectiva para a Filosofia cristã, por meio da Filosofia grega pagã.
O tomismo é a filosofia escolástica de São Tomás de Aquino (1225-1274), e que se caracteriza, sobretudo pela tentativa de conciliar o aristotelismo com o cristianismo.
Baseado na filosofia aristotélica, Tomás de Aquino desenvolveu as Cinco Vias que Provam a Existência de Deus, uma espécie de regressão causal que, em todos os casos (nos cinco argumentos), Deus é o princípio. As cinco vias são dispostas desta maneira: O movimento do motor primeiro: em todo o universo, há movimento.
Suma Teológica
São Tomás de Aquino tem grande importância para o cristianismo, pois ele foi um frade que escreveu obras como preces e sermões, além de comentários cristãos. Também deixou legado para a Teologia e Filosofia. Foi o precursor do tomismo e teve Aristóteles como sua maior influência.
Assim, o filósofo cristão distingue cinco vias para caracterizar o conhecimento e provar a existência de Deus. Vejamos quais são: ... Primeiro motor imóvel: esta primeira via supõe a existência do movimento no universo. Porém, um ser não move a si mesmo, só podendo, então, mover outro ou por outro ser movido.
A filosofia de São Tomás de Aquino traz a questão da felicidade integrada à vida humana como um todo. Nela, todas as criaturas possuem um só e mesmo fim último: Deus. Entretanto, cada uma alcança esse fim conforme a sua natureza. O homem o alcança através de um ato do intelecto especulativo.
No campo da política, Santo Tomás de Aquino dividiu as leis em lei natural (visando a preservar a vida), lei positiva (estabelecida pelo homem, visando a preservar a sociedade) e lei divina (que conduz o homem à vida cristã e ao paraíso, guiando as outras leis).
Santo Tomás de Aquino demonstra a existência de Deus de cinco maneiras, que são conhecidas como cinco vias.
A prova é magistralmente simples. Ela consiste em mostrar que, porque existe em nós a simples ideia de um ser perfeito e infinito, daí resulta que esse ser necessariamente tem que existir. Descartes conclui que Deus existe pelo facto de a sua ideia existir em nós.
A FILOSOFIA DE SANTO TOMÁS DE AQUINO Uma de suas ideias centrais é a rejeição do absoluto antagonismo entre a razão e a fé. Para Aquino, existiriam as “verdades da fé”, atingíveis apenas por meio da revelação cristã, às quais não poderemos chegar através da razão.
Na terminologia filosófica, a abstração é o processo de pensamento onde as idéias são distanciadas dos objetos. A propriedade de "o quanto vermelho" e a relação sobre ou não, são, portanto, abstrações desses objetos. ...
A Filosofia conduz ne- cessariamente a uma pesquisa sobre Deus com base na luz natural da razão; a Teologia, como estudo de Deus, tem como ponto de partida a revelação, procu- rando refletir sobre a mensagem bíblica, de forma metódica.