EQST

Economo?

Economo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Existem termos cujo significado está confinado a uma área particular. Este é o caso da palavra ecônomo, normalmente usados ​​no campo da religião católica. Um tesoureiro é responsável pela administração e gestão das atividades da Igreja Católica. Quem ocupa este cargo é normalmente um clérigo, cujas funções específicas são para garantir a operação econômica suave de uma instituição religiosa, como uma paróquia ou uma diocese.

Tenha em mente que já nos primeiros séculos da Igreja Católica o termo “administra” foi usado para nomear a gestão e administração da propriedade. Extrapolando a figura do ecônomo ao domínio civil, ele fala com outros conceitos, como gerente, contador ou gerente.

Estrutura organizacional da Igreja Católica

A organização religiosa da Igreja Católica, também conhecido como cúria diocesana, estabelece uma série de agências e escritórios para o bom funcionamento da igreja. Assim, o bispo é a cabeça de uma diocese. Há também a figura do Vigário Geral como um conjunto de classificação mais baixa e agindo como um delegado do bispo. Após a escalofón, a figura do chanceler, que é responsável pela elaboração e arquivamento das actas da Cúria aparece. Esta estrutura é definido como previsto no direito canónico e tentativa de governar e toda a atividade pastoral relacionada com a igreja.

As funções específicas do bursar

Deve-se ter em mente que são muito diferentes órgãos e funções própria igreja: conselho pastoral, do conselho, cânone penitenciários ou paróquias. O ecônomo desempenha um papel fundamental, uma vez que toda a atividade econômica depende da sua gestão. Como orientação geral, o tesoureiro detém escritório durante um determinado período, geralmente de cinco anos, mas a tendência é que esta posição é renovada depois de completar seu mandato. No final de cada ano, o ecônomo deve mostrar o que a realidade económica do organismo que gere, ou seja, é responsável perante o bispo.

O cargo de ecônomo implica que alguns ativos são geridos, que é responsável por fazer que não aborda o governo de um tarefas religiosas, mas exclusivamente administrativas de um agências econômicas.

O ecônomo deve cumprir suas funções em conformidade com as disposições do direito canónico e para que suas ações correspondem à igreja propósito estabelecido. Em qualquer caso, a responsabilidade do tesoureiro devem ser supervisionadas pelo bispo da diocese, a mais alta autoridade católica em um território. Consequentemente, suas funções são sempre dependente e tem um carácter autónomo.

Finalmente, de acordo com o direito canônico ecônomo exerce suas funções administrativas tendo jurado antes de ir para exercer as suas funções em conformidade com as disposições da lei. Deve-se ter em mente que qualquer diocese administra alguns fundos e responsável por eles deve ser alguém de confiança absoluta, de modo que o juramento de posse é um símbolo de seu compromisso.