EQST

Demiurgo?

Demiurgo? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

No contexto da filosofia platônica, o conceito de Demiurgo refere-se a Deus, que é o núcleo de seu pensamento. universo Platão é um dual cosmos em que o universo é cópia imaterial e visível universo modelo material. No entanto, enquanto o visível é corruptível e perece com o passar do tempo, porém, o universo de idéias é eterna e perfeita.

Demiurgo cria os objetos materiais usados ​​como copiar essas idéias são perfeitos, ou seja, é o criador do mundo.

Há uma diferença importante entre a teoria cosmológica de Platão e da teoria da criação cristã defendida por escritores medievais como Tomás de Aquino. A teoria da criação refere-se ao processo pelo qual Deus criou o mundo do nada, isto é, Deus o Criador tem própria entidade e tudo o resto é um efeito direto da sua vontade.

O Demiurgo é um artesão

No entanto, o Demiurgo não cria a realidade material do nada, mas de ideias intangíveis que existem sempre. Um Deus que é o criador e atua como um artesão.

Através do mito do Timeu, Platão expressa o trabalho do Demiurgo. Através de seu fim local de trabalho sobre o assunto e relatar no caos. Do ponto de vista ético, no contexto da filosofia platônica de salientar que existe um princípio essencial: a idéia do bem é o mais importante. Por sua vez, todas as idéias são verdadeiras. E em sua realidade e entidade são cópias pré-materiais.

Criando um propósito

Platônico Demiurgo, ao contrário de Deus é bom e sábio. O Demiurgo é um perito em seu know-how das idéias eternas, um universo material. Um espaço definido pela diversidade de objectos em que cada um desempenha a sua função. Um ponto comum entre a concepção cristã da criação ea criação platônica é que Deus dá aos objetos materiais a um propósito específico, ou seja, existe um porquê.