A origem do movimento operário no Brasil se deu, sobretudo, por influência dos imigrantes estrangeiros que vieram para o país, no final do século XIX, para trabalhar nas lavouras de café. Esses imigrantes eram prioritariamente italianos, alemães, japoneses, poloneses, entre outros.
As principais formas de organização do operariado brasileiro no início do seculo XX eram os sindicados e centrais sindicais, sendo que sua maioria operava como organizações informais.
Os principais objetivos daquela época eram reivindicar por melhores salários, jornada de trabalho reduzida e assistência social.
No decorrer da história os movimentos operários tiverem vital importância para a aquisição de direitos trabalhistas e melhores condições de trabalho para os funcionários em todas as esferas trabalhistas.
Resposta: Com melhores qualidade de vida e ofertas de emprego, foi atraído grande número de imigrantes para o Brasil, tomando assim as vagas de muitos brasileiros ocasionando o movimento operário. Muitos deles chegaram a ser deportados pelo fato de estarem sobrecarregando a economia brasileira.
Os movimentos são de grande importância biológica, psicológica e social, sendo fundamentais para a aprendizagem e para o desenvolvimento humano. ... O movimento é fundamental para a construção da autonomia, já que contribui para o domínio das habilidades motoras que a criança desenvolve ao longo da primeira infância.