O nome das notas (dó, ré, mi, fá, sol, lá, si) tem a sua origem na música coral medieval. Foi Guido d'Arezzo, um monge italiano, que criou este sistema de nomear as notas musicais - o chamado sistema de solmização.
Surgidos em meados do século VII -- na Alta Idade Média -- como uma facilidade para os cantores de música sacra, os neumas indicavam, não o valor preciso, mas a tendência da altura a ser entoada, isto é, uma indicação de que o intervalo melódico a ser cantado deveria ser ascendente (ou descendente), ao menos isto.
Assim como muita coisa na nossa a vida, as escalas musicais têm sua origem na Grécia Antiga, e um dos grandes responsáveis por isso foi o matemático Pitágoras de Samus. Sua história e a origem de seus estudos é incerta, já que Pitágoras dividia muitas teorias com seus discípulos.
A expressão Notas Descendentes designa uma progressão de notas musicais que se estabelece desde a mais aguda até à mais grave. Por exemplo, a escala de Sol descendente envolve as seguintes notas descendentes Sol, Fá, Mi, Ré, Dó, Si, Lá, Sol. (Lembrando de descendente é a ordem inversa da ascendente).
Escala Ascendente: é aquela em que as notas vão subindo do som grave para o agudo ex: DO –RE – MI – FA – SOL – LA – SI – DO. ... Escala Descendente: é aquela em que as notas vão descendo do som agudo para o grave ex: DO – SI – LA – SOL – FA – MI – RE – DO.
Como Tirar Músicas de Ouvido
Compre um livro de harmonia e procure conhecer as cadências. É através das cadências que você poderá deduzir qual o próximo acorde a ser tocado. Por exemplo, dentro de um campo harmônico você tem 7 graus, ou 7 acordes. Estes acordes não precisam ser tocados em seqüência (primeiro, segundo, terceiro, etc.)
"Tocar música de ouvido" significa tocar uma música que você ouviu, sem ler a partitura. ... Vá sempre adicionando as notas corretas e treinando desde o início da música, para não perder o tom. Isso também ajuda a memorizar.
Após tocar a escala na guitarra ou violão, toque-a do começo ao fim junto da música. Você irá perceber que em alguns trechos as notas se encaixam melhor. Quando ouvir o solo, estarão mais firmes na sua memória! Uma outra dica é dividir os solos em partes ou compassos.
O curso é especifico para quem tem conhecimento básico em violão e deseja aprimorar - se. Ao concluir o curso você vai aprender a: Tocar de ouvido, identificando a harmonia ouvindo diretamente a música, conseguindo acompanhar e rearmonizar uma música já pronta.
CONCLUSÃO
Harmonia Musical. No ramo da música, harmonia é um conjunto de notas que serve como base para a melodia (ou voz principal) da música. Ou seja, os acordes de uma música formam a harmonia.