Início para se analisar algo. Largada, ponto ao qual se parte para chegar a determinado local. Para Durkheim, o ambiente de trabalho era o ponto de partida perfeito para se observar como se davam as relações sociais.
O ponto de partida reflete o estado atual do profissional, ou seja, a condição em que ele se encontra hoje. Conhecer seu estado atual não significa apenas saber descrever o cargo que você ocupa e as atividades que você desenvolve durante um dia de trabalho.
Como funciona
O ponto de partida das pesquisas históricas são as fontes históricas, de modo que é só por meio da análise das fontes de um determinado período que podemos ter uma compreensão científica mais precisa de como se desenvolveu aquela sociedade e como se organizava a vida naquela época.
O ponto de partida é o tema, que seja relevante, de interesse da comunidade científica e que suscite um problema de pesquisa, uma pergunta que possa ser respondida por meio de hipóteses.
O objeto de estudo do historiador é o desenvolvimento das sociedades humanas no espaço e no tempo. ... Enquanto a sociologia procura formular as leis que regem a existência social considerada em si ou, se preferirmos, in abstracto, o historiador almeja adquirir um conhecimento concreto dessa existência.
As fontes históricas são os itens materiais e imateriais (ou seus vestígios) que são produzidos pela ação humana. As fontes históricas são fundamentais para que o historiador possa realizar o seu trabalho de investigação do passado humano.
Visuais: desenhos, álbuns, pinturas, pinturas rupestres e imagens. Orais: entrevistas, jornais na TV, documentários, filmes, séries. Cultura material: diversos objetos, habitação, artesanato, máquinas, roupas. Espero ter ajudado!
Fontes visuais podem ser fotografias ou pinturas. Fontes materiais são de diversos tipos, por exemplo, ferramentas de construção ou fósseis. Fontes audiovisuais podem ser filmes ou músicas, por exemplo.
São exemplos de documentos escritos a Constituição Brasileira de 1988, a Declaração Universal dos Direitos Humanos e a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América.