O Profissional da enfermagem diante da morte de um paciente deve estar pronto para além de enfrentar seus medos, suas dores eles devem oferecer apoio aos familiares nesse processo de luto, além de respeitar seus costumes e crenças.
Conclusão: a família é um dos eixos estruturantes da assistência a pacientes fora de possibilidades terapêuticas de cura ocupando um lugar de protagonista e sendo, ainda, integrada à equipe de cuidados. Enquanto a sua atitude colaborativa favorece o cuidado do paciente, também ajuda a mantê-la como objeto de cuidado.
O Cuidado Paliativo surge como uma nova filosofia humanitária do cuidar de pacientes em estado terminal, aliviando a sua dor, promovendo conforte e auxiliando para que o paciente sem expectativa de cura se mantenha mais ativo possível até o término de sua vida.
A assistência humanizada ao paciente com câncer e seus familiares consiste no emprego de atitudes que originem espaços que permitam a todos verbalizar seus sentimentos e valorizá-los; identificar áreas potencialmente problemáticas; auxiliá-los a identificar fontes de ajuda, que podem estar dentro ou fora da própria ...
Atendimento humanizado hospitalar é a habilidade dos profissionais de saúde em ouvir, aconselhar e respeitar as opiniões dos pacientes para que eles tenham um tratamento digno. Para que a humanização seja eficaz, é preciso que os procedimentos e a estrutura da instituição também estejam alinhadas com este objetivo.
Nesse sentido, o atendimento humanizado é aquele que considera a integralidade do cuidado, isto é, prevê a união entre a qualidade técnica do tratamento e do relacionamento desenvolvido entre o paciente, a família e a equipe.
A educação humanizada valoriza as relações humanas, as emoções e as particularidades de cada aluno. Assim, em vez de a aprendizagem estar focada exclusivamente no bom desempenho acadêmico da turma, ela promove o acolhimento do estudante, de modo que ele se sinta seguro e confortável para aprender.
Humanização da educação: engajamento e participação A humanização da educação prevê que o tempo e o ritmo de aprendizado de cada indivíduo devem ser respeitados. Ao buscar o conhecimento prévio que cada aluno traz em seu repertório, o professor ajuda a construir pontes.
Para caminhar para uma abordagem humanizada no ambiente escolar, é preciso contar com a participação de diferentes grupos. Em uma escola, por exemplo, a aplicação de um novo modelo de educação precisa envolver pais, professores, alunos e funcionários.