EQST

Como Montar Um Cronograma De Manutenço Preventiva?

Como montar um cronograma de manutenção preventiva?

Plano de manutenção preventiva: 6 passos para fazer o seu

  1. Levantamento de informações. ...
  2. Criação do Checklist de Manutenção. ...
  3. Verificação dos custos. ...
  4. Definição de um cronograma. ...
  5. Acompanhamento de cada atividade. ...
  6. Estruture os KPI's de produtividade.

O que é um plano de manutenção preventiva?

Um plano de manutenção preventiva é um documento (ou série de documentos) que registram todas as atividades de manutenção preventiva, bem como a sua frequência, periodicidade, localização do equipamento, materiais e peças que deverão ser utilizados e quem são os profissionais responsáveis pela execução das atividades.

Como calcular manutenção preventiva?

Você deve somar essas horas ( e dividir o total de 520 (horas em funcionamento) por três (número de falhas). Significa dizer que, a cada 173 horas, o equipamento pode ter uma falha. O MTBF é um dos principais indicadores de manutenção.

Como fazer o cálculo de backlog?

O cálculo do Backlog se dá através da divisão das horas trabalhadas por colaborador, em cada tipo de ordem de serviço, pelas horas disponíveis de trabalho. Explico melhor: as horas trabalhadas por cada colaborador são representadas por HH, ou seja, hora-homem.

Como calcular o retrabalho?

Porém, existe uma taxa máxima aceitável para o retrabalho, que é 3%. Este valor é calculado levando em consideração às médias de retrabalho na indústria brasileira. Mas quando falamos do impacto financeiro do retrabalho, é ideal que a taxa seja inferior a 1%.

O que é o indicador OEE?

O OEE consiste em um indicador muito utilizado na indústria, apontando o nível de eficiência de um equipamento. ... O Overall Equipment Effectiveness, ou Eficiência Global do Equipamento, faz uma comparação entre a capacidade de produção que um equipamento possui e a quantidade que foi, de fato, entregue por ele.

Quando utilizamos OEE?

O OEE identifica “Perdas não planejadas” do equipamento. No primeiro passo é subtraído da disponibilidade teórica (24 horas / dia; 365 dias / ano), o montante de “paradas planejadas”.

O que é OEE na indústria?

Principal indicador utilizado para medir a eficiência global, o OEE (Overal Equipament Effectiveness) tem o objetivo de responder três perguntas importantes que irão demonstrar o que precisa ser melhorado para atingir a excelência de produtividade na indústria.

Qual a importância da gestão da manutenção no indicador de OEE?

Manutenção dos relatórios A seriedade na construção de relatórios e gráficos dará garantia da eficiência da gestão baseada no OEE. É indispensável conhecer e ter claros o tempo ideal de cada equipamento, perdas por atraso, refugo e outras informações que podem afetar a velocidade de produção e a qualidade.

Como calcular a disponibilidade de um equipamento?

O tempo de indisponibilidade (ou inatividade) reflete a eficiência e a velocidade do pessoal de manutenção, bem como sua experiência, nível de treinamento e também a manutenibilidade do equipamento ou sistema. A fórmula usada para calcular disponibilidade é: Disponibilidade é igual MTBF sobre MTBF mais MTTR vezes 100.

O que é disponibilidade de um equipamento?

A disponibilidade é, certamente, uma métrica que avalia o desempenho de itens que executam dada função, em dado instante, por determinado período, tendo como critérios a confiabilidade, manutenibilidade e o suporte da manutenção de um equipamento.

Como calcular a taxa de falha de um equipamento?

Para calcular a confiabilidade de itens irreparáveis (como lâmpadas, capacitores, componentes eletrônicos, etc.) deve-se calcular através da Análise Weibull. A confiabilidade é medida em função do tempo. Logo, todas as entradas de tempo devem usar a mesma unidade de medida (horas, dias, meses, anos, etc.).

Como calcular o uptime?

O cálculo de uptime é, na maioria das vezes, feito sobre o período de um ano. Como um ano tem 8.

Como calcular MTBF?

Para calcular o valor do tempo médio entre as falhas de seus ativos, você deve indicar o tempo total de funcionamento do equipamento ou máquina em um período e dividir pelo número de falhas ocorridas nesse mesmo período.

Como calcular o Mttf?

E eles por lá (e eu concordo) definem o seguinte: – MTTR – É a relação entre o tempo total gasto para repor o ativo em condições operativas x 100 e o número de falhas ocorridas, dentro do período observado. Portanto, pelo que está definido, para o cálculo do MTTF devem ser consideradas as 24 horas que o reparo levou.

Como calcular utilização física?

O cálculo deve ser: EO = {TT/TD}*100, onde: EO = Eficiência Operacional em %. TT = Tempo de Trabalho em que o equipamento executou um serviço. TD = Tempo disponível ou (Tempo Programado – Tempo em Manutenção).

Como se calcula o MTTR?

O cálculo de MTTR se dá pela divisão da soma dos tempos de reparo, pela quantidade de manutenções corretivas realizadas. Da seguinte maneira: Como falei anteriormente, o resultado desse cálculo deve ser baixo, porém existem algumas ressalvas: Primeira ressalva: não existe um número ideal.

O que é disponibilidade física?

Disponibilidade física é definida conforme Branco Filho (2000, p. 41) como “a probabilidade de que um item possa estar disponível para utilização em um determinado momento ou durante um determinado período de tempo”. ... Esta disponibilidade relaciona diretamente os tempos de MTBF e MTTR.