EQST

Como Funciona O Sistema Aquaponia?

Como funciona o sistema aquaponia? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Como funciona o sistema aquaponia?

A aquaponia utiliza a recirculação de água. A água que entra no tanque dos organismos aquáticos é encaminhada para as unidades de cultivo dos vegetais e depois retorna novamente para o tanque, reiniciando todo o processo.

O que produzir na aquaponia?

Entre os vegetais utilizados no sistema de aquaponia, têm apresentado melhor desempenho os de folhas verdes, destacando-se alface, manjericão, repolho chinês, pimentão, melão acapulco, quiabo, tomate, feijão, taioba, agrião, inhame, ervilha, morango, nabo, cenoura, batata-doce, entre outros.

Quais plantas aquaponia?

Porém, hoje já se sabe que é possível produzir uma gama muito grande de espécies vegetais em aquaponia como alface, manjericão, agrião, repolho, rúcula, morango, pimenta, tomate, quiabo, pepino e muitas outras. Espécies vegetais adaptadas à hidroponia são sempre recomendadas para a aquaponia.

Quais as melhores plantas para aquaponia?

O manjericão e a manjerona são espécies muito adaptadas ao cultivo em climas tropicais e temperados, além de tolerarem altos índices de umidade em suas raízes. Essas plantas são muito utilizadas na culinária, compondo molhos, temperos secos e chás, sendo também utilizadas na medicina popular e na indústria.

O que dá para cultivar na aquaponia?

Atualmente, a alface é a espécie mais cultivada, mas também pode-se plantar couve, melão, rúcula, brócolis, berinjela, tomate, arroz, morango, feijão-vagem, salsa, repolho, agrião, trigo, pepino, pimentão, forrageiras para alimentação animal, mudas de árvores e plantas ornamentais.

O que plantar na aquaponia?

É possível criar um sistema de aquaponia com qualquer planta que possa ser cultivada em hidroponia, como alfaces, rúcula ou agrião, temperos ou plantas medicinais. Quanto aos peixes, os especialistas recomendam aqueles que se adaptam melhor a ambientes de alta densidade, como a tilápia ou tambaqui.