Como funciona o pente fino do INSS? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O pente fino do INSS é uma investigação que o instituto faz para detectar possíveis fraudes ou equívocos em benefícios concedidos a segurados. A revisão acontece, pois entende-se que, por haver uma alta demanda de pedidos, erros são possíveis. Assim, pode acontecer de o INSS conceder benefícios a quem não tem direito.
Quem está fora do pente fino do INSS?
Isentos da análise do pente-fino Pensionistas inválidos que não exerçam atividade profissional e que tenham 60 anos ou mais; Aposentados e pensionistas, ambos inválidos que não exerçam atividade profissional, que tenham 55 anos e recebem o benefício há, pelo menos, 15 anos; Beneficiários portadores do vírus HIV/Aids.
Quem será chamado para o pente fino?
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está convocando segurados desde o mês passado para realizar um “pente-fino” nos benefícios por incapacidade temporária, o antigo auxílio-doença. Mais de 170 mil pessoas que não realizaram a perícia nos últimos seis meses devem receber uma carta para agendar o exame pericial.
Quem não precisa fazer perícia no INSS?
Quem não precisa fazer perícia? . Portadores de HIV que têm aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença. ... Aposentados por invalidez a partir dos 60 anos de idade.
Até quando vai o pente fino do INSS?
Se você não agendar a perícia em 30 dias, o INSS suspende o benefício. Além disso, sem o exame de revisão você não consegue acessar qualquer outro tipo de serviço no INSS, como uma perícia médica, por exemplo. Passados 60 dias da ausência de resposta, o INSS suspende o benefício em caráter definitivo.
Como saber se preciso fazer perícia INSS?
Confira quais são os casos que exigem o agendamento de perícia:
Auxílio-acidente;
Auxílio-doença (Auxílio por Incapacidade Temporária);
Benefício de Prestação Continuada – BPC;
Aposentadoria por invalidez (Aposentadoria por Incapacidade Permanente);
Aposentadoria da Pessoa com Deficiência;
Mais itens...
Como fazer perícia INSS?
O primeiro passo é acessar o Meu INSS (gov.br/meuinss) ou use o aplicativo para celular) e selecione a opção “Agendar Perícia”; Em seguida, selecione a opção “Perícia Inicial” e, depois, clique em “Selecionar”. Na tela seguinte, responda a pergunta “Você possui atestado médico”, selecione “SIM” e clique em continuar.
Quem não pode ser convocado para o pente fino?
Quem está fora da mira: – Beneficiários com 55 anos ou mais de idade e que têm mais de 15 anos de aposentadoria por invalidez ou de auxílio-doença. – Aposentados por invalidez que já completaram 60 anos de idade, independente do tempo de benefício.