Para somar duas frações de denominadores diferentes (por exemplo: 1/2 + 1/3), não basta somente efetuar a soma, é preciso que as duas frações estejam com o mesmo denominador (denominador comum). Para isso, grandes matemáticos criaram o MMC (Mínimo Múltiplo Comum), para facilitar as nossas vidas de hoje.
Uma divisão euclidiana é aceita, se e somente se, o resto for menor que o divisor, caso contrário, isso significa que ainda é possível fazer uma divisão. Outra peculiaridade: quando o resto da divisão de "a" por "b" é zero, por exemplo, 20 dividido por 4, dizemos que: a é divisível por b, ... b é um divisor de a.
Na aritmética, a divisão euclidiana (ou divisão com resto) é o processo de dividir um inteiro (o dividendo) por outro (o divisor), de forma que produza um quociente e um resto menor que o divisor.
Exemplo 1 : Calculemos, por exemplo, o M.D.C entre 48 e 72 . Montemos um diagrama semelhante ao Jogo da Velha e nele colocaremos na ordem decrescente os números dados. colocaremos abaixo do dividendo 72. que chequemos ao resto zero.
Número negativo dividido por um número positivo, terá como resultado um número negativo; Número negativo multiplicado por um número negativo, terá como resultado um número positivo; Número negativo dividido por outro negativo, terá como resultado um número positivo.
Resposta. Não existe denominador negativo, mas caso você monte uma equação e fique " negativo " é porque você esqueceu de multiplicar por -1..
Frações com expoente negativo Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos: Escrever a base em forma de fração se ela ainda não estiver nessa forma; Inverter a base e o sinal do expoente; Usar a propriedade das potências de fração relembrada acima.
Agora se você quiser simplificar mais ainda o processo para encontrar o inverso de uma fração, há uma dica infalível: basta inverter a fração, trocando o denominador de lugar com o numerador! Por exemplo, o inverso de 2/5 é 5/2, o inverso de 7/3 é 3/7 e o inverso de 1/4 é 4/1, ou, simplesmente, 4.
Vejamos as propriedades que surgiram a partir do estudo dos números racionais e inteiros. ... Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo. Agora, quando a base é negativa e o expoente é um número ímpar, o resultado é sempre negativo.