O primeiro passo para calcular as férias vencidas é multiplicar seu salário por dois — ou seja, se o funcionário recebe R$ 1.
A venda de férias na CLT 143 da CLT permite que o empregado converta 1/3 do seu período de férias em abono pecuniário no valor da remuneração dos dias correspondentes de trabalho.
O salário das férias e o adicional de 1/3 devem ser pagos até 2 (dois) dias antes do início das férias. As horas extras habitualmente realizadas devem ser incluídas na remuneração das férias. Em algumas situações, as férias de 30 dias são divididas em dois períodos.
A Medida Provisória nº 927/20 em seu artigo 8º estabelecia que, para as férias concedidas durante sua vigência, o empregador poderia optar por efetuar o pagamento do adicional de um terço de férias após sua concessão, até a data em que é devida a gratificação natalina (ou seja, .
O valor deve ser pago até dois dias antes do início das férias. Há os casos ainda em que o trabalhador é demitido antes de gozar das suas férias. Nesses casos, ele tem direito a receber o tempo proporcional. Esse 1/3 de férias é baseado no salário, é como um bônus e não pode ser descontado no próximo pagamento.
462 - Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de lei ou de contrato coletivo. Sendo assim, o desconto de adiantamento de férias possui fundamentação legal com base neste ordenamento jurídico.
Incidência do INSS patronal sobre 1/3 das férias é aprovada pelo STF. ... Ou seja consolidou o entendimento de que não incidiria contribuição previdenciária de 20% sobre o terço das férias.