A técnica mais moderna utilizada pelos especialistas é a cirurgia de sinusite endonasal por videoendoscopia. O procedimento permite que o cirurgião faça a abertura, drenagem e aeração dos seios da face com auxílio de uma câmera introduzida pelas fossas nasais, sem a necessidade de realizar uma incisão externa.
Os labirintos etmoidais se encontram nos lados laterais, e possuem numerosas pequenas cavidades com células etmoidais, também chamadas de seio etmoidal. Os labirintos formam duas das maiores estruturas da cavidade nasal: as conchas nasais superior e média.
A projeção dessas conchas dentro da cavidade nasal produz quatro passagens para o ar, chamadas meatos. O meato dorsal leva ao fundo da cavidade do nariz e leva o ar ao contato da mucosa olfatória. O meato médio se liga ao sistema de seios paranasais. O meato ventral leva o ar até a faringe.
A técnica utilizada é a mesma para todos os locais do corpo. Segundo a esteticista, é preciso primeiro preparar os vasos linfáticos, para depois com os movimentos de drenagem levar o líquido acumulado até alguns pontos do rosto para serem liberados. Estes pontos podem se encontrar no pescoço, na cabeça e no rosto.
Uma ótima solução caseira para sinusite é a limpeza do nariz com água morna e sal, pois ela permite que aos poucos a água com o sal dissolva a secreção presa nos seios nasais, facilitando a respiração e diminuindo a dor e o desconforto. Colocar a água para ferver e depois de fervida, deixar amornar.
A lavagem nasal não faz mal para adultos. O grande impasse que ronda a prática é quando adultos precisam fazer o procedimento em crianças. Como adultos são capazes de manter a respiração pela boca durante a lavagem, não existem grandes riscos. Mas as crianças podem acabar engasgando.
Para tentar evitar o cheiro desagradável causado por uma sinusite, por exemplo, uma dica legal é usar soro fisiológico para lavar as narinas na tentativa de desobstruir a passagem do ar e evitar que a respiração seja puramente pela boca.
O odor fétido no nariz pode ter diversas causas, sendo as principais delas são os processos inflamatórios como sinusites, rinites, tumores nasais e corpo estranho. Geralmente em crianças, o mau cheiro em geral acontece pelo aumento da produção do muco nasal com posterior infecção bacteriana.
Resfriado, sinusite e outras infecções O que fazer: nestes casos é importante beber, pelo menos, 2 litros de água por dia, pois ajuda a aliviar o gosto amargo e facilita a recuperação. No entanto, é importante consultar um clínico geral para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.
Entretanto, algumas medidas podem aliviar o gosto metálico e amargo da boca, como: