Para fazer a tosa higiênica é necessário alguns cuidados. Primeiramente todo o material utilizado na tosa deve ser esterilizado e os profissionais devem ser capacitados e qualificados, pois essa tosa também é realizada em partes sensíveis do pet como a barriga e qualquer descuido pode machucar o animal.
Máquina de cortar cabelo serve para tosar cachorro? Depois de ter reduzido o volume do pelo, você pode usar a máquina, sempre na direção do pelo. ... Sim, você pode usar a sua máquina de cortar cabelo que você tem em casa porque o que importa é a forma de tosar.
Verificado por especialistas. a máquina de cortar cabelos possui uma lâmina mais fina, que perde o fio com extrema facilidade em pêlos grossos, como os dos cães. Além disso o motor dela é mais fraco e menos resistente. Ela é confeccionada para uso em fios finos, como o cabelo humano.
Mova a máquina gentilmente seguindo os pelos de seu cachorro. Isso significa mover na mesma direção que o pelo cresce, não no sentido oposto. Isso mantém a uma cobertura mais suave e o corte mais uniforme. Não há necessidade de pressionar com força ao aparar os pelos.
Comece a tosar de cima para baixo, ou seja, da cabeça para o corpo. Use sempre a máquina no sentido do pelo do animal, ou seja, nada de cortar no sentido contrário. Para o rosto, deixe a máquina de lado e use uma tesoura curva, com bastante cuidado, principalmente perto dos olhos, do focinho e das orelhas.
As 4 Melhores Máquinas de Tosa do Mercado
Comece sempre pelo banho. A lógica é a mesma de quando você vai ao salão de beleza. Antes de cortar os cabelos, você passa pelo lavatório, certo? A limpeza mantém os pelos do seu pet hidratados para a tosa, ajuda a desembaraçá-los e remover pelos mortos, parasitas e impurezas.
A tosa integral, ao contrário das demais tosas, sempre deve ser realizada antes do banho. Usa-se uma lâmina 10 para tosar o corpo inteiro. Caso tenha duas lâminas dessa numeração, lembre-se de deixar a outra preparada para se fazer a troca, assim que essa lâmina inicial se aquecer.
Passo a passo Pelo caindo nos olhinhos: Estabilize a cabeça do animal com ajuda de outra pessoa, e corte o pelo -que deve estar molhado- em pequenas camadas. Use tesoura sem ponta. Excesso de pelo nas patinhas: Também com tesoura sem ponta, corte o pelinho que fica entre os coxins, mas só o excesso.
1. - Escovação frequente: A escovação frequente é primordial para evitar que eles fiquem embolados, como já falei acima eu escovo a cada 2 dias, é muito importante pentear com a escova e pentes ideais pois se não o que você vai fazer é quebrar o pelo do seu filhotinho.
Para facilitar o processo você pode utilizar um produto para passar no pelo e depois escovar os pelos passando cuidadosamente o desembolador de pelo. Para usar o desembolador de pelos recomenda-se muito cuidado e paciência.
Dê um banho, utilize uma hidratação, principalmente no nó, e tente desembolar com a ajuda do creme, utilizando as mãos. Depois, repita o processo e PRONTO! Nó sumiu! Prontinho!
Como remover os nós do pelo do shih tzu Pequenos nós no pelo dos shih tzu podem ser retirados com um ancinho ou um desembolador de pelos. Os shih tzu, com mais pelos devem ser retirados com um tesoura mais não é para cortar o pelo embaraçado.
Como encontrar e desembolar nós e emaranhados Escove o cão com a escova de pino para localizar nós e emaranhados, os quais geralmente se formam sob as orelhas, abaixo do pescoço, sob a barriga e ao longo das pernas traseiras (charretes). Comece a desfiar o nó pelas pontas do pelo, usando a escova.
Banhos e escovação Geralmente, o ideal é dar banhos semanais no seu cão e utilizar shampoo e condicionador adequados para a sua pelagem. É recomendado que isso seja feito desde a primeira fase da vida dele para que não haja muita resistência. Hidratantes para cachorro também ajudam a manter os pelos vivos e brilhantes.
A pelagem dos animais pode ser hidratada de diversas formas. Com a hidratação de proteínas, a tendência é a diminuição na queda de pelos. Uma máscara restauradora deixa o pelo muito mais bonito. Para quem busca a redução do frizz, o óleo de argan é o mais indicado.
Isso mesmo! Nada de usar o seu creme de hidratação no cachorro, pois alguns componentes do hidratante humano podem agredir a pele do cãozinho. O hidratante para cachorro é mais suave, sem cheiro e livre de ingredientes que possam causar alergias e irritação.
Os componentes presentes nele que ajudam a evitar o ressecamento das patas são, principalmente, o D-pantenol, aloe vera e óleo de calêndula. Além deles, outros ingredientes naturais podem ajudar a manter o efeito de hidratação na pata de cachorro ressecada.
4. Hidrate as almofadinhas do seu cachorro! A hidratação das almofadas com um bálsamo próprio é imprescindível para evitar o ressecamento e rachaduras, principalmente no inverno.
passe protetor solar específico para cães; garanta que ele tome a devida quantidade de água; hidrate a área com Bepantol ou Hipoglós.
Os lenços umedecidos podem fazer o papel do álcool em gel em humanos: eles devem ser usados para limpar as patas dos pets após um passeio. Os Lenços Umedecidos American Pet, por exemplo, são uma boa pedida. Basta retirar a quantidade necessária de lenços e passar suavemente sobre o local que pretende limpar.
Os antissépticos para animais são uma ótima forma de garantir a limpeza integral das patas dos cães. Para isso, dissolva um pouco de água no antisséptico e, com auxílio de um algodão ou tecido, limpe as patas do peludo.
Minimize o tempo que o cachorro fica do lado de fora. Quando o tempo estiver frio e houver neve ou gelo no chão, o contato com o chão pode lesionar as patas do cão. Limite o tempo que ele passa ao ar livre se a temperatura estiver congelante para que as patas não machuquem e o pet não fique com muito frio.