* Pegue o foguete-garrafa e despeje quase um copo de água de vinagre no interior. * Ponha a trouxinha amarrada com o bicarbonato exatamente na boca da garrafa, sem deixá-la cair ou tocar no vinagre, ao fundo. * Feche a garrafa com uma rolha.
É o abacaxi ''IAC gomo-de-mel'', que além de ser mais doce, de baixa acidez, suculento e de textura macia, não precisa ser descascado. Os frutilhos conhecidos como ''olhos'' do abacaxi são soldados menos fortemente entre si, podendo ser destacáveis do fruto maduro, como pequenos gomos. Daí o nome ''gomo-de-mel''.
Muitos se questionam qual será a diferença entre ambas, e a resposta é simples: na realidade, trata-se do mesmo fruto. Muda apenas o local onde é produzido. O ananás é oriundo do sul do Brasil e Paraguai, demora 18 meses a crescer em estufa e só é colhido quando está maduro.
Para escolher um abacaxi maduro, comece por cheirar ele. Um abacaxi maduro libera um cheiro bem doce, enquanto que um abacaxi verde libera pouco ou nenhum cheiro. Caso o alimento esteja emanando um odor fermentado, semelhante a vinagre ou álcool, escolha outro exemplar pois esse já está demasiado maduro.
Os mais famosos abacaxis são o pérola e o Havaí, e há algumas diferenças importantes que devem ser verificadas. O Havaí, por exemplo, é mais redondo e tem pelo nas escamas, o que dá a impressão de a fruta estar “arrepiada”. ... Já o abacaxi pérola, costuma ser mais alongado. Há espinhos em toda a sua extensão.
O abacaxi mais doce do Brasil: Novo Remanso recebe Indicação Geográfica como centro de produção de abacaxi | Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA)
Apesar de ser conhecido mundialmente pela produção de frutas típicas da região, como o guaraná, o açaí e o cupuaçu, o Amazonas gaba-se também de ter o abacaxi mais doce do planeta. O fruto tem alto teor de açúcar e baixa acidez, o que lhe confere características únicas de sabor.
É bom deixarmos o abacaxi virado de cabeça para baixo porque todo o açúcar da fruta se concentra em sua base. Dessa forma, se o virarmos de cabeça para baixo, estaremos contribuindo para que o açúcar se espalhe por toda a fruta, deixando-a mais docinha.
As frutas com tons amarelos ou dourados tendem a estar mais maduras. Para saber se o abacaxi está maduro, também observe a cor da coroa: ela tem que estar com um verde vivo, sem partes esbranquiçadas.
Use cerca de duas colheres de sopa de açúcar granulado, mel ou xarope de bordo e polvilhe ou regue o adoçante uniformemente sobre as fatias dispostas no prato. Faça as salpicadas ou chuviscos atraentes sobre as fatias de abacaxi.
“Quando o abacaxi faz parte da alimentação diária do homem, ou quando ele ingere grandes quantidades da fruta nas 24 horas que antecedem o sexo, o sêmen fica realmente adocicado. Isso porque fluído é composto, também, por frutose, substância que reage com o açúcar natural da fruta”, explica Jacob.
Para que o abacaxi fique mais suculento, você pode retirar a coroa, embrulhar em película aderente e deixá-lo na geladeira por dois ou três dias. De preferência, deixe-o de cabeça para baixo. Esse não é exatamente um processo para amadurecer abacaxi, mas ajuda a deixá-lo mais macio e suculento.
Como conservar: Se o abacaxi estiver inteiro guarde ele em temperatura ambiente, depois de cortado e descascado é importante guardar em um pote com tampa e deixar dentro da geladeira, o tempo de duração vai depender do ponto que maturação do seu abacaxi, então o certo é ficar de olho e não demorar muito para comer.