EQST

Como Fazer A Proteço Do Complexo Dentino Pulpar?

Como fazer a proteção do complexo dentino pulpar?

Atualmente com o aumento do número de produtos, diversidade de técnicas de aplicação e mecanismos de aplicação, uma adequada proteção do complexo dentino/pulpar pode ser obtida com os selantes, forradores, capeadores, bases protetoras e/ou bases cavitárias.

Qual a finalidade da proteção do complexo dentino pulpar?

A proteção do complexo dentinopulpar é a base para que o elemento dentário exerça suas funções na plenitude. Sua finalidade é promover o restabelecimento da polpa dentária, estimular o desenvolvimento de um tecido calcificado e proteger o tecido pulpar de irritações adicionais posteriores.

Qual o material de escolha para a proteção do complexo dentino pulpar?

Normalmente os materiais à base de hidróxido de cálcio, mais peculiarmente os cimentos de hidróxido de cálcio, têm sido considerados como principal escolha para a pro- teção do complexo dentinopulpar, especialmente em cavidades profundas.

Qual opção de proteção do complexo dentino pulpar mais indicada para a cavidade que será restaurada com resina composta?

# Os mais utilizados em forramentos e proteção são: Cimentos Dentários Óxido de zinco e eugenol (OZE) Apresenta efeito terapêutico sobre a polpa. Baixa resistência mecânica. Péssima adesividade à estrutura dental. Inibe a polimerização das resinas compostas e adesivos dentinários.

Quais são os requisitos um material precisa ter para ser considerado uma agente de proteção ideal?

Para que um material seja ideal na proteção do complexo dentinopulpar, deve apresentar alguns requisitos com a finalidade de conservar a vitalidade pulpar, tais como: compatibilidade biológica, ser estimulante à recuperação das funções biológicas da polpa, culminando com a formação de barreira mineralizada; ...

Para que pode ser usado o cimento de Ionomero de vidro?

Os cimentos de ionômero de vidro convencionais podem ser indicados para o selamento provisório de cavidades, devido as suas propriedades favoráveis de adesão à estrutura dentária, liberação de fluoretos, paralisação do processo de cárie e baixo custo.

O que é forramento dentário?

Forramento – profunda + muito profunda Protegem a polpa das agressões externas e faz uma barreira de proteção; Baixas propriedades mecânicas; Características bactericidas / bacteriostáticas; Cavi-profundas.

O que causa a Desidratacao do complexo dentino pulpar?

Segundo os estudos de Ritter e Swift Jr. (2003), os fatores mais comumente associados ao agravo do tecido pulpar são: presença de microrganismos no complexo dentinopulpar; exposição de túbulos dentários não selados; preparos cavitários profundos; desidratação da dentina; e geração de calor.

Qual a opção de limpeza Cavitária mais indicada para uma cavidade oclusal tipo Classe I de Black muito profunda e que será restaurada com resina composta?

Qual a opção de limpeza cavitária e de proteção do complexo dentino-pulpar mais indicada para uma cavidade oclusal tipo classe I de Black, profunda, rica em dentina esclerosada na parede pulpar, e que será restaurada com resina composta? Condicionamento ácido total / cimento de hidróxido de cálcio.

Quais os materiais de escolha para realizar a técnica do capeamento de tecido pulpar com vitalidade normal?

Mediante a exposição pulpar, um procedimento de capeamento pulpar ou pulpotomia busca preservar a vitalidade da polpa, permitindo o desenvolvimento radicular normal. Historicamente, o hidróxido de cálcio foi o material de escolha para estes procedimentos e apicificação [1, 2].

Quais as principais características fazem com que o material dentário seja considerado ideal?

Um agente cimentante pode ser considerado ideal se ele apresenta características como insolubilidade no meio bucal, isolante térmico, elétrico e mecânico, bom selamento marginal, biocompatibilidade, alta resistência à compressão e à tração, pequena espessura de película, adesão às estruturas dentais e aos materiais ...

O que são materiais de base e forramento?

Forramento: geralmente são materiais que se apresentam em forma de pó + líquido, ou pastas, que depois de misturados formam uma pelicula fina. Tem como principal função proteger a polpa das agressões externas ou estimular a formação de uma barreira de dentina mineralizada quando a polpa foi exposta.

Qual o objetivo de uma restauração dentária?

A restauração dentária tem como objetivo suprir o papel de uma estrutura faltante do próprio dente.

O que são as Periquimácias?

As periquimácias representam a parte superficial das linhas de Retzius, estas correspondem a leves depressões lineares no sentido horizontal, causando leves ondulações na superfícies externa do esmalte.

O que é o processo de Odontogênese?

Odontogênese é o período em que os elementos dentários são formados. Esse é um complexo fenômeno de indução celular e molecular entre o ectomesênquima, constituído pela migração das células da crista neural ao nível do mesênquima da cavidade oral, e o epitélio oral primitivo.