Uma aula há 50 anos… A escola não era moderna, nem “chic”, mas confortável, aconchegante. A entrada dos alunos nem sempre acontecia pela maior avenida do quarteirão; um portão na esquina abria-se para receber os alunos. ... Os alunos iam chegando, devidamente uniformizados, cumprimentando-se uns aos outros.
Se hoje, segundo o IBGE, 87% das crianças e jovens de 5 a 19 anos estão na escola, em 1960, essa proporção era de apenas 31%. ... Ela lembra que o acesso desigual à escola não era uma peculiaridade do Brasil, mas, na comparação com nações europeias, nosso processo de massificação do ensino começou mais tarde.
Quem era criança nos anos 80, com certeza, carrega doces lembranças do passado que, muitas vezes, nem parecem tão distantes assim! Naquela época, a vida girava em torno de brincar. As crianças se divertiam na rua, no quintal de casa ou na casa do coleguinha.
Foi uma época de transição na qual a tecnologia atual ainda estava se tornando popular, de forma bem tímida, o que dava a oportunidade dos jovens desfrutarem mais dos jogos de tabuleiro, das brincadeiras na rua, de colecionar objetos divertidos, de comer as coisas da moda, de assistir aos inúmeros programas e desenhos ...
1-Nessa década a moda era o “cabelo poodle”, com bastante volume e, algumas vezes, com os fios mais curtos na parte de cima! 3-A moda era usar tudo ao mesmo tempo: muito colar, muita pulseira, luvinha, mais pulseiras, mais colares e quanto mais over melhor! ...