EQST

Como Era A Arte Dos Sumrios?

Como era a arte dos sumérios?

- Os Sumérios tiveram também um papel importante na joalharia, com os seus delicados trabalhos em marfim, ouro e prata; produziram cerâmica (vasos com pinturas em óleo de cedro), gravuras e selos; trabalhavam muito bem a pedra e a madeira e foram pioneiros na utilização de veículos com rodas.

Quais são as expressões da arte mesopotâmica?

Expressões da Arte Mesopotâmica Arquitetura Mesopotâmica: as estruturas eram suspensas de forma grandiosa, estando incluso nessas obras arcos, pinturas murais, esculturas e decorações em baixo relevo, principalmente nos templos e palácios.

Qual foi a arte mais desenvolvida entre os mesopotâmicos?

Arquitetura Arquitetura. A arquitetura, a mais desenvolvida das artes, não era porém tão notável quanto a egípcia, pois era caracterizada pelo exibicionismo e pelo luxo. Construíram templos e palácios, que eram considerados cópias dos existentes nos céus, de tijolos, por ser escassa a pedra na região.

O que era representado pelos sumérios na escultura chamada de janela da alma?

Dava-se ênfase aos olhos, considerados as janelas da alma. As esculturas foram amplamente utilizadas para adornar os templos. As esculturas assírias tinham como tema os deuses, os animais e seres mitológicos.

Como era a arte acadiana?

A cultura dos acádios está baseada na construção das cidades, com a presença de imponentes templos e palácios. No geral, a arte acadiana contemplava os deuses e os animais. A escrita desse povo era cuneiforme, os quais transcreveram diversas obras literárias dos sumérios.

Como era a arte da Babilônia?

A produção artística era derivada principalmente de encomendas realizadas pelo poder político (o rei e sua corte) e do poder religiosos (os sacerdotes e seus templos) e os artífices ou artesãos estavam envolvidos na produção de esculturas, pinturas, objetos em metal, madeira e pedrarias.

Quais os edifícios são típicos da Mesopotâmia?

As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos.

Qual o principal exemplo da arquitetura mesopotâmica?

Exemplo dessas construções é o Templo Branco de Uruk. ... Essas construções em degraus, atualmente conhecidas como Zigurates, eram consideradas edifícios religiosos. Aliás, essa se tornou uma forma típica da arquitetura mesopotâmica, a exemplo do Zigurate de Nimrud e da famosa Torre de Babel, que é citada na Bíblia.

Qual povo mesopotâmico mais se destacou na arte da guerra?

Dentre os povos que governaram o vale dos rios Tigre e Eufrates, em se tratando da arte militar, os assírios se destacam. Povo rude, acostumado aos rigores do clima desértico, aprenderam rapidamente - com as tribos das estepes asiáticas - a usar o cavalo como arma de guerra, tornando-se aurigas temidos.

Porque a arte egípcia é considerada uma arte funerária?

Isso porque os egípcios acreditavam na imortalidade da alma e que ela poderia sofrer eternamente, caso o corpo fosse profanado. Daí decorre a mumificação e o caráter monumental do local onde as múmias eram colocadas, cujo objetivo estava voltado para protegê-las pela eternidade.

O que os sumérios inventaram?

Os Sumérios foram uma das primeira civilizações de que se tem notícia, mas a sua importância histórica não pára aí. A eles são atribuídas duas grandes invenções: a da escrita e a da roda, ambas a cerca de 6000 anos atrás.

Qual era a religião dos sumérios?

Os sumérios eram politeístas, isto é, sua religião comportava diversos deuses.

Como era a sociedade dos acádios?

Os acádios, povo de origem semita, eram considerados como uma tribo de nômades que circulava pela região do centro da antiga Mesopotâmia até chegarem ao território dominado pelos sumérios indígenas, entre 2550 a.C. e 2300 a.C., onde invadiram terras, provocaram uma guerra, conseguiram o comando e se firmaram líderes.

Como era a cultura dos acádios?

A cultura dos acádios está baseada na construção das cidades, com a presença de imponentes templos e palácios. No geral, a arte acadiana contemplava os deuses e os animais. A escrita desse povo era cuneiforme, os quais transcreveram diversas obras literárias dos sumérios.

Como era a cultura dos babilônios?

A civilização babilônica, que existiu do século XVIII ao VI a.C., era, como a suméria que a precedeu, de caráter urbano, embora baseada mais na agricultura do que na indústria. O país era constituído por 12 cidades, cercadas de povoados e aldeias.

Quem foram os babilônios resumo?

Originários dos povos amoritas que habitavam a região sul do deserto árabe, os babilônios foram uma das civilizações que ocuparam a região mesopotâmica. ... Promovendo a dominação dos acadianos, os amoritas realizaram um processo de expansão territorial que alcançou várias cidades da Mesopotâmia.

Em que se baseia a arquitetura mesopotâmica?

O estudo da arquitetura mesopotâmica antiga é baseado em evidências arqueológicas. Em resumo, as construções tinham como principal característica a utilização de arcos. O destaque vai para os grandes palácios, templos e Zigurates. ... As pedras eram escassas e os povos usavam tijolos de barro cozidos ao sol para construir.

Como eram as moradias na Mesopotâmia?

Na habitação, a mesma simplicidade. Às vezes a casa era um simples cubo de tijolos crus, revestidos de barro. O telhado era plano e feito com troncos de palmeiras e argila comprimida. ... As casas não tinham janelas e à noite eram iluminadas por lampiões de óleo de gergelim.

Quais as características da arquitetura mesopotâmica?

As principais manifestações da arquitetura mesopotâmica eram os palácios, em geral muito grandiosos; como havia pouca pedra, as paredes tinham que ser grossas, pois eram feitas de tijolos. Os templos possuíam instalações completas, com aposentos para os sacerdotes e outros compartimentos.

São monumentos da arquitetura mesopotâmica?

Surge, assim, o Zigurate, forma típica da arquitetura templária mesopotâmica, algumas vezes com plantas circulares, como o zigurate de Nimrud, a famosa Torre de Babel citada na Bíblia, em Babilônia. ... Zigurate. Outros exemplos são os zigurates de 'Aqarquf, e o do deus da lua Nanna em Ur.