As principais características do texto dissertativo-argumentativo são:
Veja a seguir o que é preciso conter nessas etapas.
Em uma narrativa que utiliza a terceira pessoa, você deve contar uma história em que se refira a seus personagens como "ele" e/ou "eles".
O ponto de vista da terceira pessoa usa tanto nomes próprios, como o nome de uma pessoa, quanto pronomes que se referem a indivíduos ou grupos (por exemplo, médicos, pesquisadores), mas não se refere diretamente ao leitor.
Escrever em Primeira ou Terceira Pessoa?
- Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz activa; - Ser composto de uma sequência de frases interligadas e não de uma enumeração de tópicos; - Ser precedido de referência bibliográfica; - Deve-se evitar o uso de vários parágrafos no desenvolvimento do resumo, à excepção da resenha.
O texto do resumo deve ser corrido, formado por frases concisas, afirmativas, simples e coerentes e, de preferência, em parágrafo único. A primeira frase do seu resumo deve ser significativa e apresentar o documento ao leitor. Utilize verbos na voz ativa e na 3ª pessoa do singular (ele).
Segundo a NBR 6028, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), o resumo de uma monografia deve ser redigido em um parágrafo único e deverá apresentar entre 150 a 500 palavras. Já o resumo de um artigo científico precisa ser redigido com uma média de 150 a 250 palavras.