O diagnóstico é realizado por meio da nasofibrolaringoscopia flexível e pode ser realizado no consultório. E os achados mais comuns são: prolapso anterior da mucosa das cartilagens aritenóides (57%) pregas ariepiglóticas curtas que prendem a epiglote posteriormente (15%)
A palavra “estenose” significa “obstrução”, o que faz com que a doença signifique o fechamento da região interna da traqueia, e pode ser causada por fatores benignos (decorrente do processo cicatricial que acaba evoluindo para oclusão parcial ou total do orifício interno do órgão, ou malignos, como no caso de câncer.
1ª causa - Excesso de muco ou catarro parado na garganta Os processos alérgicos e a diminuição na produção de saliva podem provocar a sensação de ter algo parado na garganta. A diminuição na produção salivar pode resultar no aumento de muco na saliva, deixando-a mais grossa ou espessa.
Como aliviar: para reduzir a dor e desconforto que o ácido provoca na garganta, geralmente o tratamento consiste na administração de remédios inibidores da produção de ácido como o omeprazol ou esomeprazol ou antiácidos, como hidróxido de alumínio, hidróxido de magnésio e bicarbonato de sódio, que devem ser usados ...
Na grande maioria das vezes, o colapso de traqueia é causado por fatores genéticos. Alguns cães tendem a sofrer deformação dos anéis de cartilagem que compõem a traqueia, fazendo com que parte dela fique estreita, impedindo a passagem do ar.
O termo colapso de traquéia refere-se ao estreitamento do lúmen traqueal (parte interna), resultante da fraqueza dos anéis cartilaginosos, redundância da membrana traqueal dorsal ou ambos3. A condição pode acometer a traquéia extratorácica, intratorácica ou ambas3.