EQST

Como Diagnosticar A Febre Maculosa?

Como diagnosticar a febre maculosa?

O diagnóstico da febre maculosa é geralmente realizado a partir do teste sorológico, mais especificamente pela reação de imunofluorescência indireta. O diagnóstico sorológico permite identificar a presença de anticorpos anti-Rickettsia no sangue do paciente.

Qual agente da febre maculosa?

A febre maculosa é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida por carrapatos, de gravidade variável, que pode cursar com formas leves e atípicas até formas graves com elevada taxa de letalidade. Bactéria gram-negativa intracelular obrigatória: Rickettsia rickettsii, Rickettsia parkeri.

Quais são os sintomas iniciais da febre maculosa essa doença é perigosa?

Causada pela picada de carrapatos-estrela infectados pela bactéria Rickettsia rickettsii, seu quadro inicial é caracterizado por febre alta, dor de cabeça, no corpo e perto dos olhos, enjoo, vômito, diarreia e falta de apetite. Tudo isso seguido do aparecimento de manchas no corpo.

Qual antibiótico para febre maculosa?

A introdução precoce do tratamento antibiótico (com doxiciclina, preferencialmente, ou cloranfenicol) tem impacto importante na redução da letalidade da doença. A doxiciclina deve ser administrada na dose de 100 mg, via oral, a cada 12 horas para adultos e crianças acima de 45 kg.

Quais são os exames específicos e inespecíficos para o diagnóstico da febre maculosa?

Como é feito o diagnóstico da Febre Maculosa?
  • Reação de imunofluorescência indireta (RIFI): detectam presença de anticorpos contra a bactéria, a partir de coleta de sangue.
  • Exame de Imunohistoquímica: detecta a bactéria em amostras de tecidos obtidas a partir de biópsia de lesões de pele.
Mais itens...•16 de ago. de 2019

Qual o ciclo da febre maculosa?

Ciclo Biológico: as fêmeas após fecundadas e ingurgitadas desprendem-se do hospedeiro, caindo no solo para realizar postura única em torno de 5.000 a 8.000 ovos antes de morrerem. Após período de incubação (30 dias à temperatura de 25ºC) ocorre a eclosão dos ovos e nascimento das ninfas hexápodes (larvas).

Qual é o vetor da febre maculosa?

No Brasil, os principais vetores e reservatórios são os carrapatos do gênero Amblyomma, tais como A. sculptum (= A. cajennense) conhecido como carrapato estrela , A. aureolatum e A.

Quanto tempo leva para aparecer os sintomas da febre maculosa?

O período de incubação da doença, ou seja, período da infecção até manifestação dos primeiros sintomas, é de 2 a 14 dias, mas varia de acordo com cada pessoa. A Febre Maculosa é uma doença causada pela picada do carrapato.

Qual exame faz para febre maculosa?

Os testes laboratoriais mais indicados para diagnóstico específico da Febre Maculosa são: Reação de imunofluorescência indireta (RIFI): detectam presença de anticorpos contra a bactéria, a partir de coleta de sangue.

Qual o sinal clínico mais importante da febre maculosa?

Embora seja o sinal clínico mais importante, o exantema pode estar ausente, o que pode dificultar e/ou retardar o diagnóstico e o tratamento, determinando uma maior letalidade. Nos casos graves, o exantema vai se transformando em petequial e, depois, em hemorrágico, constituído principalmente por equimoses ou sufusões.

Como ocorre o ciclo do carrapato estrela?

Ciclo Biológico: as fêmeas após fecundadas e ingurgitadas desprendem-se do hospedeiro, caindo no solo para realizar postura única em torno de 5.000 a 8.000 ovos antes de morrerem. Após período de incubação (30 dias à temperatura de 25ºC) ocorre a eclosão dos ovos e nascimento das ninfas hexápodes (larvas).

Qual a doença que a capivara transmite?

A capivara é um dos hospedeiros do carrapato-estrela (Amblyomma cajennense), o qual transmite a doença Febre Maculosa Brasileira (FMB). A doença é transmitida por esses carrapatos, que funcionam como reservatórios da bactéria Rickettsia rickettsii, que são microrganismos que causam a FMB.

Como saber se eu fui picado por um carrapato?

Como saberei se um carrapato me transmitiu uma doença?
  1. Área vermelha (chegando às vezes a cinco centímetros de diâmetro) ao redor da picada.
  2. Erupção cutânea.
  3. Sensação de mal-estar geral (dores musculares, dor de cabeça, febre, fraqueza)