A gestão escolar democrática tem como principio a participação de toda a comunidade escolar na gestão da instituição de ensino. Isto requer o envolvimento de pais, alunos, professores, diretores, coordenadores pedagógicos, secretários escolares, secretários de educação e até prefeitos.
Diferente da Administração Escolar, que trata dos recursos materiais e financeiros disponíveis para garantia da qualidade de ensino, a Gestão Escolar trabalha com a finalidade de dar significado aos recursos atribuídos e à forma como serão utilizados no processo da educação. ... A Gestão Escolar envolve vários setores.
A organização escolar reúne pessoas interagindo entre si e age via estruturas e processos organizativos próprios, com a finalidade de atingir seus objetivos de ensino e aprendizagem. A escola para realizar esses objetivos necessita de uma gestão para a tomada de decisões e a direção e controle dessas decisões.
Na concepção sociocrítica, a organização escolar é concebida como um sistema, considerando o caráter intencional de suas ações e as interações sociais que estabelecem entre si e com o contexto sociopolítico, nas formas democráticas de tomada de decisões.
A gestão administrativa é a área responsável pela coordenação de recursos administrativos da empresa. ... Já o gestor administrativo é o responsável pela organização funcional de uma empresa. Ao gestor administrativo compete estabelecer e controlar procedimentos administrativos e organizar informações.
Uma das mais importantes características da avaliação formativa é a capacidade em gerar, com rapidez, informações úteis sobre etapas vencidas e dificuldades encontradas, estabelecendo um feedback contínuo sobre o andamento do processo de ensino e aprendizagem.