Medidor analógico: se ele estiver se movendo mesmo com tudo desligado, com certeza existe fuga de corrente elétrica no local. Medidor digital: verifique se a luz vermelha continua acesa ou piscando no display e se o último número subiu. Se a resposta for sim, é sinal de que há fuga de energia.
No “GATO” ocorre o desvio da energia elétrica antes, sem que ela passe do registro/medidor, com subtração da energia (ligação direta do poste para a residência), a incidir, portanto, a figura DO FURTO MEDIANTE FRAUDE. No furto mediante fraude há subtração e inversão da posse do bem.
Nos “gatos”, as pessoas realizam desvio na rede elétrica, utilizando energia sem que a mesma passe pelo medidor da Cemig. ... Este equipamento é capaz, por exemplo, de ativar um alerta para a central da Cemig caso a caixa de energia seja aberta.
Se preferir, ligue gratuitamente para a Central de Relacionamento no telefone
Há a necessidade de esclarecer a diferenciação de tratamento entre "gato" de luz e de TV a Cabo. No caso da luz, a concessionária regulariza o corte ou a ligação e responsabiliza a unidade pelo gato; no caso de TV a Cabo, já há julgado que responsabilizou o condomínio.
O teste para saber se há fuga de corrente de energia é simples. Segundo os técnicos da Eletropaulo, o primeiro passo é desligar todos os equipamentos e tirá-los das tomadas e apagar todas as luzes da residência. Aguarde dez minutos. Depois disso é preciso verificar o medidor.
Vá até o relógio de água (hidrômetro), anote o número que aparece ou marque a posição do ponteiro maior do seu hidrômetro. Depois de uma hora, verifique se o número mudou ou o ponteiro se movimentou. Se isso aconteceu, há algum vazamento em sua casa.
Durante o processo de entrada de ar nas redes, que vem das bóias das caixas d`água, o hidrômetro pode girar ao contrário, ou seja, "desmarca" um certo volume. Quando o abastecimento retorna, o hidrômetro pode girar, registrando o volume que havia sido desmarcado durante a entrada do ar.
Para fazer a leitura é muito simples. Anote os números pretos do hidrômetro. Aí é só fazer um acompanhamento periódico e tirar a diferença. Se na primeira leitura marca 152 m³ e a segunda marca 168³, subtraia.
Código do hidrômetro: identifica o equipamento e suas características. Números pretos: indicam o volume de água que entrou na sua casa, em m3. ... Números vermelhos: indicam o mesmo volume, só que em litros. O primeiro dígito registra cada 100 litros de consumo e o segundo dígito cada 10 litros de consumo.
Para ler o hidrômetro de ponteiros deve-se anotar os números indicados em preto dos círculos menores. Em sentido horário inicia-se pela unidade x 1, depois a dezena x 10 até o último ponteiro x 1000. Já no equipamento digital, basta anotar os algarismos pretos.
o Hidrometro possui um processo mecânico e não elétrico então não vai girar sozinho, é só instalar um registro logo após o hidrometro e fecha-lo, se parar é vazamento imperceptível nas instalações internas.