Como convir ou convier? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
As duas formas são corretas. Convier é uma forma do futuro do conjuntivo do verbo convir: - Se lhe convier, iniciaremos o projeto hoje. Convir é o infinitivo do mesmo verbo: - No caso de lhe convir, iniciaremos o projeto hoje.
Quando convier?
O verbo convir é conjugado como o verbo vir. Assim, devemos dizer quando ele vier e quando lhe convier. Quando lhe convir está errado. O futuro do subjuntivo se refere a um fato que poderá ocorrer no futuro.
O que é convenha?
1. Ser conveniente, útil, proveitoso, decente. 2. Concordar; ser do parecer de outrem.
Qual a transitividade do verbo convir?
Convir é transitivo indireto: A emenda convém aos partidos pequenos. Os senadores convieram na reforma do regimento.
“Convém” é uma conjugação do verbo “convir” (infinitivo), podendo se apresentar em outras formas nominais, no gerúndio (convindo) e no particípio passado (convindo).
Como usar o verbo convir?
O verbo convir, no presente do indicativo, é escrito com acento agudo na 3. ª pessoa do singular e com acento circunflexo na 3. ª pessoa do plural: ele convém, eles convêm. Apresenta formas verbais diferentes no futuro do subjuntivo (convier) e no infinitivo impessoal (convir).
Quando empregamos o futuro do subjuntivo exemplos?
O futuro do subjuntivo é um tempo derivado do pretérito perfeito do indicativo. Exemplos: Quando eu falar com a Maria, isso será resolvido. Quando ele tomar os remédios, os sintomas melhorarão.
Quando o verbo indica uma ação que ainda vai acontecer ele está no tempo futuro?
Futuro do subjuntivo Expressa eventualidade e possibilidade, indicando uma ação que ainda não aconteceu no futuro, mas que poderá acontecer.
O que quer dizer a palavra contenha?
Significado de ContenhaContenha vem do verbo conter. O mesmo que: modere, sofreie, suste.