A globalização começou devido à busca por lucro, quando o capitalismo provocou mudanças ao redor do mundo. "A expansão marítima foi o que possibilitou o desenvolvimento do capitalismo nesse primeiro momento. ... No século 18, a indústria e o surgimento da tecnologia contribuíram para o processo de globalização.
O termo 'globalização' começou a circular no final dos anos 80 para sugerir a idéia de unificação do mundo, como resultado dos três processos que marcaram o fim do “breve século XX” (Hobsbawn, 1995).
O cientista político Samuel P. Huntington, ideólogo do neoconservadorismo norte-americano, enxerga a globalização como processo de expansão da cultura ocidental e do sistema capitalista sobre os demais modos de vida e de produção do mundo, que conduziria inevitavelmente a um "choque de civilizações".
Resposta: Não existe um momento único defendido pelos autores da área de globalização para definir quando se iniciou o movimento, por isso, estão corretas duas opções: a de que o movimento iniciou a partir da expansão marítima, no final do século XV, pois nesse momento o sistema capitalista começou a se expandir ou a ...
Sim. De acordo com os registros históricos, a Globalização se iniciou com as grandes navegações marítimas. Esse fato ocorreu na Idade Média, período em que as nações europeias se aventuraram e descobriram novas áreas de terra, como foi o caso do Continente Americano.
Para fins de estudo, a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) é dividida em 3 fases:
As fases da Primeira Guerra Mundial foram divididas em três: a guerra de movimento, a guerra de posições e as ofensivas de 1918. A Primeira Guerra Mundial ocorreu no século XX.
A primeira fase da 2ª Guerra Mundial ocorreu com a invasão da Polônia pela Alemanha em 1939. ... Em maio de 1940, Hitler ordenou a invasão da Holanda e da Bélgica, e uma vez ocupados estes países, as tropas nazistas rumam à França e conseguem dominá-la.
A Primeira foi o último grande conflito que se desenvolveu em campos de batalha. Ela ficou famosa pelos confrontos de trincheiras, nas quais os generais exortavam os jovens a se matarem mutuamente. Já na Segunda, a guerra chegou com toda a intensidade até os civis.
O Brasil entrou na Segunda Guerra Mundial após ceder à pressão do governo norte-americano para encerrar o período de neutralidade adotado pelo presidente Getúlio Vargas. ... Assim, 19 navios brasileiros foram atacados na costa brasileira pelas forças alemãs causando a morte de 500 pessoas.
Como Pearl Harbor precipitou a entrada dos EUA na Segunda Guerra Mundial. Em 7 de dezembro de 1941, o inesperado ataque da aviação japonesa contra Pearl Harbor precipitava a entrada dos Estados Unidos na Segunda Guerra, uma virada decisiva para um conflito que se tornou mundial.
Quando se declarou a guerra entre Alemanha, França e Inglaterra a partir da invasão da Polônia em setembro de 1939, o governo brasileiro decretou a neutralidade do país em relação ao conflito, decisão que foi corroborada em plano continental pelos representantes das nações americanas presentes à Conferência do Panamá ...
Resposta: O Brasil manteve a neutralidade porque tinha bons relacionamentos com os países aliados e com os países do Eixo.
Em reação ao rompimento das relações diplomáticas do Brasil com o Eixo - e também para evitar que matérias-primas brasileiras fossem aproveitadas no esforço de guerra dos Aliados -, submarinos da Alemanha nazista (e também da Itália fascista) começaram a torpedear navios brasileiros.