Também que é possível utilizar os sistemas de chamada numéricos, de autor-data ou notas de rodapé.
De acordo com a teoria dos cinco modelos “A” ( Proulx & Inzlicht, 2012 ), quando as expectativas dos indivíduos não são consistentes com suas próprias experiências, eles experimentarão violação de significado e sentimentos de falta de sentido, levando-os a realizar comportamentos compensatórios ( Zhang et al. , 2018 ). As pessoas que experimentam uma perda de presença de significado podem ter uma tendência maior ao tédio e à sensação de falta de sentido ( Melton & Schulenberg, 2007) e, portanto, pode preencher esse vazio com comportamentos desarrazoados ( Konkolÿ et al., 2013 )
Para obras com mais de três autores, as normas da ABNT determinam que as citações e referências devem utilizar o nome do autor principal — ou primeiro autor — junto com a abreviatura et al. (e outros).
As citações indiretas são comuns em artigos científicos porque são mais concisas e permitem que os pesquisadores evitem se repetir. Eles também economizam espaço entre os artigos e podem ser mais eficientes para leitores que desejam ler sobre determinado assunto.
O material consultado é Ross (2011) …..e no estudo do mesmo, o trecho de meu interesse está citado Ab’Saber, 1970 apud Ross, 1985). E não tive acesso a essas obras de 1970 e 1985. Como que faria a citação?
Não necessariamente. Se você usar exatamente as mesmas palavras do autor e tiver mais de três linhas, você deve usar um recuo e sem aspas – esse é o modelo da citação direta longa. Se for com menos de 3 linhas, mas também usando as palavras do autor, você deve colocar entre aspas entre o texto (e, portanto, sem recuo).
Já a citação indireta é aquela em que não há transcrição direta da obra, mas em que a ideia ou conceitos dos autores é escrita com as suas próprias palavras. Neste caso, não se utiliza aspas duplas e a referência pode conter apenas a menção do autor e do ano da publicação, sem informar página, como nos modelos:
As referências bibliográficas podem ser escritas em muitos estilos diferentes, mas todas têm certas coisas em comum. A primeira é que incluem informações sobre quando e onde o livro foi publicado, quem o publicou e qual é a edição. Segue o modelo para fazer referência de artigo para o livro:
Preciso citar um trecho que o autor fez a referência incompleta da citação. Se ele refere apenas o autor, mas sem indicar a obra, faço o quê? “FULANO apud SICRANO, 2020”?
Antes de iniciar a escrita do seu trabalho, tenha em mente que toda fonte de pesquisa precisa ser citada e referenciada. Quando não há cuidado com isso, o aluno comete plágio, pois se apropria de uma ideia de outra pessoa.
A citação direta longa é a transcrição de um trecho com mais de três linhas de outra obra. Neste caso, o trecho deve ser apresentado sem aspas em um parágrafo próprio — veja como fazer citação direta longa nas normas da ABNT. Ao final do parágrafo, a referência da obra citada deve estar neste modelo:
Ou seja, nem sempre as bancas examinadoras enxergam as citações de citações com bons olhos. Então, sem exagero, use-as com moderação, em situações extremamente necessárias.
O APUD é usado quando você não consegue encontrar a fonte/autor original que compartilhou o conteúdo que você quer citar em seu trabalho. Como no seu caso é uma entrevista, a entrevista é a fonte original.
Olá, se estou fazendo um fichamento de citação e quero fazer a citação do trecho “A memória é o coração do funcionamento intelectual humano (Ellis & Hunt, 1995).” (no texto que estou fazendo o fichamento o autor faz essa citação direta). Então no meu fichamento eu teria que escrever “A memória é o coração do funcionamento intelectual humano (Ellis & Hunt, 1995)” (apud NEUFELD, STEIN, 2001, p. 1) estaria isso correto?
No meu caso foi de um site que retirei a citação longa acima. Mas estou com dúvida como fazer a indicação correta de onde tirei essa informação pois não constam tais informaçõs neste site. E quando for por nas referências, devo seguir o padrão onde indico que foi retirado de um site?
olá, tudo bem? tenho uma dúvida… quero fazer referência a um poema que está dentro de uma monografia que estou utilizando no meu artigo, nesse caso eu devo usar o apud mesmo ou ir atrás da fonte original??
Em geral, a regra determina que deve existir uma chamada para citação, composta pelo sobrenome dos autores e ano de publicação do documento. Quando essas informações podem fazer parte do texto ou serem apresentadas entre parênteses.
Ou seja: tanto ao longo do texto, quanto no final do parágrafo entre parênteses. O ideal é que, assim como tu já fez, tu separes as informações, deixando claro que são dois livros separados e não um único livro com dois autores.
Neste caso eu traduzi o trecho para Português, estou em dúvida de como referenciar, se coloco como apud e menciono o autor do artigo, ou se coloco a referência igual está lá nas referências do próprio artigo.
Quando as citações são identificadas no texto por autoria e data, a lista de referências é organizada por ordem alfabética de autores. A construção tem como elementos obrigatórios:
Boa noite! Eu gostaria de citar um livro com vários autores que citam outros artigos no meu trabalho. Nesse caso, devo citar com apud? Ou só a ideia do autor já que é um livro? 😭
Os artigos científicos são publicados em revistas científicas e representam o trabalho dos cientistas na forma de artigos de pesquisa. O objetivo é apresentar novas descobertas e compartilhar novas informações, que devem ser confiáveis e precisas, para que possam ser usadas para construir e melhorar nosso conhecimento do mundo.