A raiz de um número é calculada descobrindo qual número multiplicado por ele mesmo resultada no valor da raiz. Por exemplo, sabemos que a raiz quadrada de 25 (√25) é 5, pois 5 x 5 = 25. Com base nessa propriedade, não podemos determinar a raiz de −25, pois (−5) x (−5) = + 25.
Resposta. O valor da √-1 depende do conjunto numérico que o número pertence. Não existe raiz de índice par (quadrada = índice 2) de número negativo no conjunto dos números reais.
Tendo em vista as propriedades da potenciação, sabemos que um número ao quadrado é sempre positivo. Isso nos leva a concluir que não é possível extrair raiz quadrada de um número negativo no conjunto dos números reais.
Não existe raiz quadrada de um número negativo porque na multiplicação de dois números, cujo os sinais são iguais (independente de ser + ou -) o resultado será positivo.
Resposta. Então, está mais próxima de -2 que -1.
RAIS negativa é a relação que as empresas devem transmitir ao governo quando não possuíram funcionários ou os mesmos foram dispensados durante o ano-base.
A Raiz de um Radicando Negativo e Índice Ímpar é Negativa Em uma multiplicação se todos os sinais forem positivos, obviamente o produto final também será positivo, já se tivermos fatores negativos, se estes forem em quantidade par o resultado será positivo, se forem em quantidade ímpar o resultado será negativo.
Como delta é maior que zero, a equação apresentará duas raízes reais e diferentes. ... Aplicação da fórmula: delta negativo. Como delta é menor que zero, a equação não terá raízes reais, pois não existe raiz quadrada de número negativo.
Genericamente: Qualquer raiz de índice par de um número positivo é o número positivo que elevado ao expoente correspondente a esse indíce equivale ao número dado. Observaçao: Não existe raiz real de um número negativo se o índice for par.
Propriedade 1. Potência com uma base negativa. Observe que quando a base é negativa e o expoente é um número par, o resultado é sempre positivo. Agora, quando a base é negativa e o expoente é um número ímpar, o resultado é sempre negativo.
Assim, para resolver potências cujo expoente é negativo, proceda da seguinte maneira:
Uma potência com expoente negativo é calculada utilizando-se o inverso da base e o oposto do expoente.
Quando a base for negativa devemos fazer o jogo de sinais utilizados na multiplicação. Como estamos multiplicando uma quantidade ímpar de fatores e todos eles são negativos a potência (resultado) também será negativa, ou seja, sempre que o expoente for ímpar e a base negativa a potência será negativa.
Resposta. quando a Base for negativa e o expoente for par a potência será positiva.
Quando o expoente de uma fração é negativo, devemos fazer o seguinte para possibilitar os cálculos:
Resposta. Sempre que você se deparar com uma potencia com expoente negativo, basta apenas inverter a fração, retirar o sinal negativo do expoente e realizar a potência normalmente. Vai ficar assim: Basta agora distribuir o expoente.
Para resolver potências com expoente fracionário e decimal, basta convertê-las em raízes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Até mesmo a resolução de potência com expoente negativo é bem simples.
Caso as frações sejam compostas por denominadores iguais, precisa-se subtrair somente os numeradres, ou seja: Exemplos de subtrações. Vale ressaltar que as operações matemáticas possuem determinadas regras quanto ao uso dos sinais. Se eles forem iguais, a regra é somar e conservar o sinal.
Desse modo, podemos definir a potenciação de frações da seguinte maneira: Assim, caso seja necessário calcular uma potência que envolva uma fração, basta elevar separadamente numerador e denominador àquele expoente.
A operação realizada na potenciação é uma multiplicação e é representada da seguinte forma:
Equação exponencial com fração Quando houver frações, basta pensar em qual potência aquele numerador pode ser trocado e o mesmo com o denominador. Depois, resolve-se normalmente. Caso a fração esteja na potência, aplica-se as propriedades de potenciação!
Entenda que elevar frações ao quadrado funciona da mesma forma. Para fazer isso, multiplique a fração por ela mesma. Em outras palavras, multiplique o numerador por ele mesmo e o denominador também por ele mesmo.
Para fazer o cálculo da área do quadrado é necessário realizar o produto entre dois lados. Como o quadrado tem lados iguais, basta pegar a medida de um dos lados e elevar ao quadrado. Para a realização usamos a fórmula da área A = b. h, assim um de seus lados será a base (b) e o outro a altura (h).
O que significa elevar um número ao quadrado? ... Multiplicar o número por ele mesmo. Dividir o número por ele mesmo.