Como calcular a força elstica? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
A fórmula para calcular a força elástica é Fe = k x X, em que:
Fe — força elástica, dada em newtons;
k — constante elástica do corpo, dada em newtons/metro;
X — deformação percebida no corpo após a aplicação da Fe, dada em metros.
20 de mai. de 2021
Qual é a força elástica?
A força elástica é definida a partir da lei de Hooke. Essa lei afirma que, quando se aplica uma força sobre uma mola, ela se deforma, dando origem a uma força elástica que tem a mesma direção da força externa, mas sentido oposto.
Por que a força elástica e restauradora?
Denominamos força elástica a força com a qual uma mola reage a uma força externa que a comprime ou a distende. A reação da mola age no sentido de desfazer a alteração provocada em sua forma. É por isso que a classificamos como sendo uma força restauradora.
Qual a direção e o sentido da força elástica?
A lei de Hooke estabelece que, quando uma mola é deformada por alguma força externa, uma força elástica restauradora passa a ser exercida na mesma direção e no sentido oposto à força externa. Essa força elástica, por sua vez, é variável e depende do tamanho da deformação que é sofrida pela mola.
Como se calcula a Lei de Hooke?
Para calcular a força elástica, utilizamos uma fórmula elaborada pelo cientista inglês Robert Hooke (1635-1703), chamada de Lei de Hooke:
F = K . ...
F: força aplicada no corpo elástico (N) ...
Uma mola apresenta uma das extremidades fixadas a um suporte.
Mais itens...•22 de nov. de 2018
Qual a relação entre a força elástica eea força aplicada?
A força elástica é o produto da constante elástica da mola pela deformação sofrida por ela. Note que, pela terceira lei de Newton, a intensidade da força elástica será a mesma que a intensidade da força aplicada.
O QUE É Lei de Hooke qual a sua fórmula?
Assim, a Lei de Hooke foi descrita pelo seu criador em uma fórmula: F= -kx. Nessa fórmula, F representa a força, x a deformação (alongamento ou compressão) e k representa uma constante de proporcionalidade normalmente chamada de constante de elasticidade, e que é expressa normalmente em N/m.
Qual mola e mais elástica?
Então, quanto mais dura for a mola, maior será sua constante elástica. Desse modo, ao comparar duas molas, de constantes elásticas iguais a 200 N/m e 300 N/m, você sabe que a segunda mola é a mais dura, por exemplo.
Como saber qual mola e mais elástica?
Conforme já dito, a constante elástica mede a dureza da mola. Então, quanto mais dura for a mola, maior será sua constante elástica. Desse modo, ao comparar duas molas, de constantes elásticas iguais a 200 N/m e 300 N/m, você sabe que a segunda mola é a mais dura, por exemplo.
Como calcular o trabalho realizado por uma mola?
Trabalho da Força Elástica: como calcular?
Fel = K . Δx.
Fel: força elástica (N).
K: constante elástica (N/m).
Δx: deformação sofrida pelo corpo elástico (m).
19 de nov. de 2020
O que é força elástica e quais suas principais características?
A força elástica (Fel) é a força exercida sobre um corpo que possui elasticidade, por exemplo, uma mola, borracha ou elástico. Essa força determina, portanto, a deformação desse corpo quando ele se estica ou se comprime. Isso dependerá da direção da força aplicada.
Quando o trabalho da força elástica e negativo?
O sinal negativo no início da fórmula da força elástica implica que ela aponta no sentido contrário da força aplicada. É uma simplificação da notação vetorial. A escolha deste sinal é dada por convenção. Ou seja, caso o sistema de coordenadas escolhido seja positivo no sentido da força elástica, ela será positiva.
Qual a constante elástica dureza da mola no si?
Essa equação é conhecida como Lei de Hooke, em homenagem a Robert Hooke, responsável por formulá-la. Nela, k é a constante elástica da mola, e sua unidade é N/m no Sistema Internacional. Tal constante elástica representa a “dureza” da mola.
Qual a constante elástica da mola?
k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m). A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. ... Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.
Qual deve ser a constante elástica da mola?
k: constante elástica da mola (N/m); x: deformação da mola (m). A constante elástica da mola depende principalmente da natureza do material de fabricação da mola e de suas dimensões. ... Um corpo de 10kg, em equilíbrio, está preso à extremidade de uma mola, cuja constante elástica é 150N/m.