O Passo da Ilha e Passo do S formam as mais belas paisagens pouco conhecidas do Rio Grande do Sul. Estes dois atrativos naturais estão protegidos pelo Parque Estadual do Tainhas.
Para os mais aventureiros, a possibilidade de percorrer uma trilha antiga que leva até a base dessa grande cascata, mas é necessário uso de um guia experiente, que conheça bem o local é uma autorização dos guarda parques da reserva.
O Passo do S é muito bem preservado, a água que corre pelas pedras e forma pequenas e médias cachoeiras são totalmente cristalinas, a primeira coisa que vem na cabeça é deitar em meio a queda de água e refrescar-se, porém isso não é possível.
Na região dos Campos de Cima da Serra, no Nordeste do Rio Grande do Sul, estão boa parte dos lugares mais encantadores do estado. Alguns bastante conhecidos como os cânions de Cambará do Sul e São José dos Ausentes. Outros lugares são pouco explorados, como os que iremos destacar neste post: O Passo da Ilha e Passo do S.
Nota! Antigamente havia um camping que ocupava toda a ilha, que funcionou por 30 anos no local. Porém, com a estruturação do Parque Estadual do rio Tainhas, o camping foi removido do local.
A trilha do mirante é um caminho semi demarcado do lado direito do rio (sentido Cambará do Sul x São Francisco de Paula/RS), onde o participante caminha aproximadamente 150 metros, atravessa uma cerca de divisa de terras e tem uma vista sensacional de todo o rio Tainhas e também pode contemplar a beleza de uma grande cascata.
Se você não se sente preparado ou não tem um carro adequado recomendamos fazer o passeio 4×4 que sai de Cambará e contempla também a Cachoeira dos Venâncios e tem duração de 5 horas, mais no final do post iremos passar o contato da agência.
A primeira parada foi o Passo da Ilha, que faz parte do Parque Estadual do Tainhas. Dependendo do guia que for fazer o passeio, o passeio começa por aqui ou pela Cachoeira dos Venâncios.
Nossa, te digo que nunca ouvi falar desse destino! Aliás , acredito que nao consegui conhecer 5% do Brasil, é uma pena. Suas fotos sao fantásticas, valoriza muito o que já parece ser muito bonito! 🙂
O Passo da Ilha é uma travessia em um dos pontos do Rio Tainhas, em São Francisco de Paula, onde também existe um camping, de mesmo nome, que fica no meio da ilha.
Depois de captar umas imagens, sentei embaixo de uma araucária que continha uma boa sombra, naquele dia fazia aproximadamente 33° de temperatura, estava abafado e não havia nada de vento.
O local é deserto e praticamente sem árvores para refugiar-se do sol e não oferece qualquer estrutura. É um ótimo local para passar o dia, com pontos do rio propícios para banho e lajeados para diversão de crianças.
O percurso que era passagem de tropeiros pelo Rio Tainhas, possui formato de “S”, com 230 metros de travessia pelo leito do rio, com o percurso demarcado por estacas, onde é mais raso.
O melhor acesso ao Passo da Ilha também é pela RS-110. Quem vem de Caxias do Sul ou do Litoral Gaúcho pela Rota do Sol, deve acessar a RS-110, em Alziro Ramos, rumo a Bom Jesus e depois pegar o acesso sinalizado à Estrada do Passo da Ilha, 3 km adiante. A partir daí são mais 14 km de estrada de terra, razoável, mas com pedregulhos.
Não desci a trilha, pois ao conversar brevemente com um guia local, este disse que havia em meio a trilha alguns ninhos de abelhas e vespas. Como o Passo do S é um local isolado e um tanto distante de um hospital, caso eu fosse fazer a trilha e viesse a sofrer algum dano com as abelhas, seria um problema grave.
O Passo do S localiza-se na cidade de Jaquirana/RS e tem esse nome pois a passagem de veículos dentro do Rio Tainhas acontece através de um “S”, o rio é formado por um grande lajeado de pedras que conforme o nível do rio é possível cruzar com seu veículo de um lado a outro.
O Passo da Ilha e Passo do S são passagens pelo Rio Tainhas, onde não há pontes. No passado eram passagens de tropeiros, depois se tornaram também parte das estradas para passagens de carro, por partes do rio bem rasas, sobre extensos lajeados.
A área do lajeado que agora dá passagem a carros, estando o rio em seu nível normal, tem uma média de 10 cm de profundidade, mas há pontos com valetas, por isso, o ideal é passar na primeira marcha e bem devagar.
O Roteiro Passo da Ilha e Passo do S pode ser feito também no sentido contrário e dependendo do ponto de partida (de qual cidade você vai sair) poderá ter estradas e caminhos diferentes.
O acesso ao Cânion Itaimbezinho também fica em Cambará do Sul e é a atração mais visitada na região. Veja todas as informações aqui.
A apenas 200 metros rio abaixo, está a belíssima Cachoeira do Passo do S. Uma grande queda d’água com diferentes ângulos e níveis de caída. Junto com os campos e pinheiros de araucária, em seu entorno, forma um cenário espetacular.