A ordem das cordas na tablatura, de cima para baixo, é a seguinte:
Média de tempo para aprender piano e teclado Você vai levar cerca de 5 anos para chegar nesse nível máximo se estudar uma hora por dia. Aprendendo o básico – Caso você queira aprender o básico vai levar cerca de 1 ano estudando uma hora por dia e com a ajuda de um professor do Bairro.
De cima para baixo as linhas representam as cordas sol, ré, lá, mi. Números escritos nas linhas indicam em que traste as respectivas cordas devem ser apertadas ao serem feridas. Número 0 indica corda solta. As notas devem ser lidas da esquerda para a direita.
Como Ler Cifras (e um ótimo truque para memorizá-las)
Pautada acima do pentagrama, a cifra propõe cada conjunto. A, B, C, D, E, F, G – representam as doze fundamentais. Lá, si, dó, ré, mi, fá e sol. E que podem ser alteradas em um semitom ascendente ou descendente, respectivamente sustenido e bemol.
Iremos fazer uma conta fácil : Pra abranger toda a graduação cromática, teríamos, contando somente os acordes naturais maiores e também menores, 24 acordes. Suponhamos que teríamos ao menos 10 posições pra qualquer um deles. Só aí são já 240 acordes. Some -se a isso os acordes alterados ( sétima, quarta, nona…).
Como afinar o violão: aprenda as notas e os nomes das cordas
Tônica: é a nota que dá o nome do acorde representada pela respectiva letra. Um acorde de Dó por exemplo, possui outras notas, mas é o Dó o som mais forte, por isso usamos a letra C para o acorde. No acorde de D (Ré) a tônica é Ré, no acorde de Bb (Sib) a tônica é Sib, e assim por diante.
Chegamos a um assunto muito importante nos estudos musicais, a formação de acordes. ... Um acorde é, portanto, um conjunto de notas. Repare que no acorde de DÓ MAIOR tocamos cinco notas (pois não tocamos a 6ª corda do violão). Dessas cinco notas duas se repetem, temos então apenas três notas distintas: DÓ, MI e SOL.
Acorde menor é um acorde formado por uma tríade menor: a primeira, a terceira e a quinta notas de uma escala menor natural, ou seja, tônica, terça menor e quinta justa. ... A escala menor possui distância entre notas de: tom - semitom - tom - tom - semitom - tom e tom.
Portanto, o acorde de Dó maior é formado pelas notas Dó, Mi e Sol. Basta que você aperte (ou deixe soar) essas notas no seu instrumento que você terá o acorde de Dó maior. Portanto, o acorde de Fá menor é formado pelas notas Fá, Lá bemol e Dó. É assim que se forma um acorde.
A = LÁ, B = SI, C = DÓ, D = RÉ, E = MI, F = FÁ, G = SOL ou H = SOL, em alemão....