Enquanto os antitussígenos são indicados para o tratamento da tosse seca, os mucolíticos e expectorantes possuem indicação para a tosse produtiva. Desta forma, os antitussígenos agem sobre o reflexo da tosse e, os expectorantes agem localmente, na secreção.
Segundo o mecanismo de ação, os expectorantes podem: Facilitar a excreção da secreção brônquica ao reduzirem a viscosidade do muco ou ainda, promover o aumento do conteúdo líquido, aumentando a fluidez da secreção; Promover irritação brônquica e, consequentemente, o estímulo do reflexo da tosse.
Xaropes expectorantes aumentam a produção de muco O xarope irrita a mucosa, que acaba estimulando as glândulas do aparelho respiratório a produzirem ainda mais catarro. Essa maior quantidade da substância facilita seu transporte pelas células ciliares e pela tosse em direção à garganta. Depois, bastará eliminar o muco.
Expectorantes de farmácia
Significado de Expectorante substantivo masculino Medicamento que facilita a expulsão das secreções; aquilo que ajuda na expectoração, na eliminação das secreções.