O primeiro aspecto a ser considerado é a necessidade de repouso pós-operatório. Cada caso deve ser analisando individualmente e apenas o cirurgião é quem poderá liberar o paciente para as atividades normais, carregar peso inclusive.
Pessoas com bolsas de colostomia, fazem cocô pelo ânus ? Depende do tipo de bolsa. Às vezes ainda existe alguma ligação da bolsa com o intestino que vai em direção ao ânus, o que pode acarretar em alguma formação de fezes.
Após a cirurgia de criação de um estoma (colostomia ou ileostomia), as fezes passam a ser armazenadas em uma bolsa coletora. Por mais que a bolsa seja fechada, pode ser que o estomizado se sinta incomodado por achar que o odor da bolsa pode ser sentido por outras pessoas.
Viver com uma bolsa coletora de fezes, a colostomia, é mais simples do que se imagina. Seu uso não interfere na rotina - é possível trabalhar, ir à academia e até a praia.
Para receber as bolsas coletoras, que são disponibilizadas gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), a pessoa estomizada deve agendar consulta no serviço de referência na sua região e, neste dia, levar o relatório do médico que a operou ou sumário de alta.
Tenha sempre em sua bolsa um kit de emergência que o ajude a enfrentar a situação. Dessa forma, se a bolsa começar a vazar, você pode ir a um local discreto e aplicar lenços de papel (ou papel higiênico) na região.
A colostomia é indicada pelo médico quando são identificadas alterações no intestino grosso de forma que as fezes não conseguem ser eliminadas corretamente pelo ânus. Assim, a colostomia é indicada após de realização de cirurgias para câncer de intestino, diverticulite ou doença de Crohn.
Saúde e Bem-estar. Colostomia é a exteriorização no abdome de uma porção do intestino grosso e tem por finalidade garantir um novo trajeto para eliminação das fezes. Colostomia é uma exteriorização no abdome de uma parte do intestino grosso com a finalidade de construir um novo trajeto para a saída de fezes.
Entre as complicações mais comuns estão: irritação da pele ao redor do orifício da colostomia ; infecções da pele e/ou do tecido subcutâneo ; sangramento; prolapso do coto intestinal; necrose do coto intestinal; estenose do estoma , etc.
Aparência do Estoma O estoma de origem intestinal se caracteriza por uma coloração vermelho vivo, sendo elástico ao toque. Por tratar-se de uma mucosa, é sensível e pode sangrar se esfregado.